Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/03/2020 às 20h50m - Atualizado em 14/03/2020 às 06h20m

Coronavírus: segunda pessoa com sintomas a bordo de navio isolado no Recife é levada para hospital

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ela teve febre e dificuldade de respirar. Na quinta-feira (12), idoso que também estava no cruzeiro foi socorrido.

cruzeiro_navio_coronavirus

Uma segunda pessoa que estava a bordo do navio isolado no Porto do Recife foi socorrida, nesta sexta-feira (13), por apresentar sintomas do coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a notificação como caso suspeito de contágio pelo Sars-cov-2 ocorreu após ela apresentar febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. As informações são do G1 PE.

O navio, com 609 pessoas a bordo, está isolado no Porto do Recife desde a quinta-feira (12), quando um passageiro de 78 anos ser socorrido com sintomas de Covid-19. No mesmo dia, foram confirmados os dois primeiros casos da doença em Pernambuco. Os pacientes são um casal que viajou recentemente para a Itália.

De acordo com a SES, a segunda pessoa passou mal nesta sexta-feira (13). Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde privada, responsável por fazer a coleta do material para as análises laboratoriais.

Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, o nome, sexo, idade e nacionalidade da pessoa socorrida não foram divulgados pelo governo. Em nota, a SES informou que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tem prestado "todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação".

Nesta sexta-feira (13), o governo de Pernambuco decidiu avaliar, junto à Anvisa, os procedimentos de embarques e desembarques no Porto do Recife. Um Comitê de Operações de Emergência foi criado devido à confirmação de dois casos da doença em Pernambuco.

Após ser acionada, a Anvisa não permitiu a saída de passageiros e tripulantes da embarcação, mas isso não quer dizer que há determinação de quarentena.

O navio atracou no Recife na manhã da quinta (12), com 318 passageiros e 291 tripulantes a bordo. A embarcação seguiria rumo a Fortaleza, mas todos, segundo o governo estadual, permanecem em suas cabines.

Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC). Entretanto, o nome do porto onde o canadense embarcou não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Antes de entrar no Brasil, a embarcação passou por Chile, Argentina e Uruguai.

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Casos confirmados em Pernambuco 

As confirmações de dois casos do novo coronavírus em Pernambuco ocorreram na quinta (12), depois de exames realizados no Instituto Evandro Chagas, do Pará. Os pacientes são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife. Ambos apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.

Uma terceira pessoa, uma mulher de 47 anos que teve contato com o casal, está em isolamento domiciliar por ter apresentado febre. A previsão é de que o resultado do exame que comprova ou descarta o Covid-19 saia nesta sexta (13). 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias