Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/03/2022 às 21h16m - Atualizado em 21/03/2022 às 22h13m

Março Azul Marinho: Importância da prevenção ao câncer colorretal

Esse tipo de câncer é o segundo mais comum em homens e mulheres

marco_azul_marinho-cancer_colo_reto

O câncer colorretal se trata de um ou mais tumores localizados no intestino grosso (cólon) e no reto. Apesar de ser bastante agressivo, pode ser tratado e, se for descoberto no início, existem grandes chances de cura. Entretanto, exige atenção, pois pode ser silencioso.

Com o objetivo de focar nessa prevenção, a campanha Março Azul promove um debate e tem a importante missão de alertar e conscientizar a população sobre esse tumor que, além de muito incidente (o segundo entre homens e mulheres), é também agressivo, sendo responsável pela terceira maior causa de morte de câncer entre homens e mulheres no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, em 2022, são previstos 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil e esse número deve triplicar em menos de uma década.

Diagnóstico - Os sintomas variam entre desconforto abdominal, sangue nas fezes, cansaço, perda de peso sem motivo aparente, fadiga, diarreia ou prisão de ventre frequentes, entre outros – que também podem estar relacionados a outras doenças e não necessariamente ao câncer, mas é importante consultar um médico caso haja a presença de algum deles. “Precisamos evoluir na prevenção e no diagnóstico precoce a fim de mudarmos a atual realidade. Para isso, hábitos de vida saudáveis e a realização de exames de rastreamento como a colonoscopia e sangue oculto são fundamentais”, explica o oncologista da Multihemo Oncoclínicas, Eduardo Inojosa.

Hábitos saudáveis - Os cuidados com a alimentação e manutenção de um estilo de vida saudável também são essenciais para a prevenção desse tipo de câncer. Dessa forma, especialistas defendem que devemos buscar uma alimentação rica em fibras, evitar o exagero no consumo de carnes vermelhas e alimentos ultra processados, não fumar e se exercitar regularmente.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias