Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

30/04/2020 às 21h09m - Atualizado em 30/04/2020 às 22h00m

Governo de Pernambuco vai distribuir 35 novos respiradores para unidades de saúde

Aparelhos chegaram ao Recife nesta quarta-feira (29), depois de uma ação judicial movida contra a Intermed, em São Paulo

coronavirus-respirador

O Governo de Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (29), o terceiro lote com oito respiradores, completando os 35 aparelhos obtidos depois de uma ordem judicial de busca e apreensão junto à empresa Intermed, em São Paulo. Os aparelhos que vão auxiliar pessoas infectadas pelo novo coronavírus serão distribuídos para cinco unidades hospitalares da rede de saúde do Estado.

Dos 35 respiradores, 18 deles serão destinados para o Recife (hospitais Agamenon Magalhães, em Casa Amarela; e de Referência Covid-19, em Boa Viagem), 10 para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho; cinco para Garanhuns e dois para o Hospital de Referência Covid-19, em Olinda.

Ação da PGE

Segundo explicou o Governo do Estado, os respiradores foram apreendidos na cidade de Cotia, em São Paulo, no final da semana passada, com a ordem do juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, que atendeu a uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. Os 35 aparelhos tinham sido adquiridos pelo Governo de Pernambuco à Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. Eles deveriam ter sido entregues desde o dia 20 de março, porém, a empresa afirmou que estava impedida de enviar os equipamentos, porque eles teriam sido requisitados pelo Governo Federal.

Contudo, mesmo depois de o próprio Ministério da Saúde comunicar em ofício que não havia feito qualquer pleito nesse sentido, a empresa se recusou a enviar os respiradores, levando a PGE a recorrer à Justiça para garantir a entrega. O primeiro lote, com 13 respiradores, foi enviado ao Recife no último domingo (26). Na terça (28), chegaram outros 13 aparelhos, e nesta quarta (29) foram recebidos os oito restantes.

Do JC Online

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias