Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/05/2022 às 09h33m - Atualizado em 18/05/2022 às 10h19m

Pernambuco monitora novos casos de hepatite misteriosa em crianças; casos notificados sobem para cinco

Com a atualização, o Estado contabiliza, até o momento, cinco notificações da doença, sendo um caso descartado e quatro em investigação

secretaria_de_saude_de_pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informa que notificou, ao Ministério da Saúde, mais dois casos suspeitos de hepatite aguda grave de origem desconhecida no Estado. Com esta atualização, são contabilizadas, até o momento, cinco notificações da doença, sendo um caso descartado e quatro em investigação.

Os novos casos são uma menina de 9 anos, residente do município de Casinhas, no Agreste de Pernambuco. Ela deu entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, no dia 13 de maio, com quadro de vômito, icterícia (pele amarelada), náusea e fadiga.

Além dela, outra menina, de 11 anos, moradora de Camaragibe, no Grande Recife, foi encaminhada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central da capital, no último dia 14. Ela chegou com dor abdominal, vômito, icterícia, náusea e fadiga.

As duas pacientes seguem internadas nos serviços, estão em acompanhamento pelas equipes multiprofissionais e realizam os exames necessários para a investigação dos casos.

Outros casos

Além destas duas novas ocorrências notificadas, estão em investigação os dois casos suspeitos já divulgados: o bebê de 1 ano do sexo masculino, que foi acompanhado no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar, e uma menina de 3 anos, residente do município de Glória do Goitá (Zona da Mata) e admitida no Imip. Ela permanece internada em enfermaria do serviço, recebendo a assistência para o quadro e realizando os exames complementares necessários.

Já o caso descartado pela SES, junto ao Ministério da Saúde, foi o do adolescente de 14 anos, do sexo masculino, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado, que segue internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) desde o dia 10 de maio. Os exames do paciente deram positivo para chicungunha, o que levou a descartar a ocorrência como um caso provável para a hepatite desconhecida.

Investigação

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que oferece apoio técnico aos municípios na realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como nas investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios de residência dos pacientes.

"Em paralelo, a Secretaria Estadual de Saúde segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas na área para monitoramento das ocorrências. Na última semana, a pasta se reuniu com representantes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para discussão dos casos e definição de fluxos assistenciais e de vigilância", diz a SES. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) também já emitiu nota de alerta para orientar os serviços - que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificação de imediato.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias