Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

28/08/2019 às 00h49m - Atualizado em 28/08/2019 às 16h35m

Timbaúba recebe a primeira edição do Projeto Alepe nos Municípios

'Vamos percorrer todos os municípios do Estado para ouvir críticas e sugestões que contribuirão para melhorar o serviço público', anunciou Eriberto Medeiros, presidente da Alepe.

alepe_nos_municipios_1_-_publicoEvento envolveu palestras sobre atribuições do deputado estadual, esclarecimentos a respeito dos canais de participação e quiz com estudantes. Foto: Agora Nordeste

O município de Timbaúba (Mata Norte) recebeu, nesta terça (27), a primeira edição do Projeto Alepe nos Municípios. A iniciativa foi lançada pela Casa de Joaquim Nabuco com os objetivos de informar os cidadãos sobre o funcionamento do Legislativo estadual, bem como de aproximar a instituição, sediada no Recife, dos moradores de todas as 184 cidades pernambucanas. As atividades envolveram palestras sobre as atribuições do deputado estadual, esclarecimentos a respeito dos canais de participação, quiz com estudantes e, ainda, um momento reservado à escuta de demandas da população.

alepe_nos_municipios_1_-_eriberto_medeiros“Vamos percorrer todos os municípios do Estado para ouvir críticas e sugestões que contribuirão para melhorar o serviço público”, anunciou presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Foto: Evane Manço

Presidente da Assembleia, o deputado Eriberto Medeiros (PP) acredita que, além do caráter pedagógico, a iniciativa colaborará para qualificar o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo. “A Casa de Todos os Pernambucanos, que sempre esteve de portas abertas para a povo, agora está indo além: vamos percorrer todos os municípios do Estado para ouvir críticas e sugestões que, com certeza, contribuirão para melhorar o serviço público”, avalia.

alepe_nos_municipios_1_-_ulisses_felinto

Esse projeto fortalece o elo entre a Assembleia, os municípios e os cidadãos. Fico feliz que os parlamentares escutem as sugestões e trabalhem para atender ao interesse público”, disse o prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto Filho. Presidente da Câmara  Municipal de Timbaúba e líder da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa também elogiou o evento, realizado na Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar.

Consultor-geral da Alepe, Marcelo Cabral explica que as palestras foram organizadas pelo corpo técnico da Casa para auxiliar a população a compreender a rotina de trabalho do Parlamento. “É fundamental para o exercício da cidadania que as pessoas entendam e acompanhem o que faz o deputado estadual que elas elegem”, afirmou. “Com a Ouvidoria Itinerante, apresentamos os canais que permitem a interação com a Alepe e que estão à disposição de todos”, acrescentou o ouvidor-executivo da instituição, Douglas Moreno. 

A proposta consiste na disponibilização de profissionais para orientar os participantes do evento a navegar pelo canal da Ouvidoria no site da Alepe, no qual podem ser protocolados pedidos de informação, críticas e até mesmo sugestões de projetos de lei, os quais são encaminhados a todos os deputados.

O Alepe nos Municípios encerra-se com um jogo de perguntas e respostas referentes ao funcionamento do Poder Legislativo Estadual. O participante com mais acertos ganha um tablet. Nesta edição, o vencedor foi o estudante João Pedro Lopes, de 17 anos. “Até então, não tinha conhecimento do funcionamento da Assembleia. Depois de estudar a Carta de Serviços da instituição e a Constituição do Estado, aprendi muito como cidadão. Agora, sei que posso participar da Alepe, mesmo não sendo um deputado”, afirmou.

alepe_nos_municipios_1_-_joo_pedro_vencedorVENCEDOR – “Depois de estudar a carta de serviços da instituição e a Constituição do Estado, aprendi muito como cidadão”, disse João Pedro, que acertou as perguntas e ganhou um tablet. Foto: Evane Manço

Projeto – Além do presidente Eriberto Medeiros, a primeira edição do Alepe nos Municípios contou com as presenças dos deputados Antônio Moraes (PP), Clovis Paiva (PP) e Professor Paulo Dutra (PSB). O projeto segue, no dia 3 de setembro, para Ipojuca (Região Metropolitana do Recife). No dia 9, será a vez de Vitória de Santo Antão (Mata Sul) receber a ação.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias