Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/09/2019 às 08h40m

Antônio Moraes protesta contra aumento da importação de álcool em plena safra de cana no Nordeste

Para o deputado, a medida trará um “prejuízo enorme” para as economias de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

antonio_moraes_1

A decisão do Governo Federal que ampliou de 600 milhões para 750 milhões de litros a cota de álcool etílico que poderá ser comprada no exterior sem a tarifa de importação de 20% voltou a repercutir na Alepe. Em pronunciamento na Reunião Plenária desta segunda (9), o deputado Antônio Moraes (PP) pontuou que a portaria do Ministério da Economia, feita sem nenhuma contrapartida, prejudicará os produtores da Região Nordeste. E cobrou o posicionamento firme dos deputados federais pernambucanos. 

“Estamos pagando o preço pela briga do governo americano com os chineses. Na hora que a China taxou a importação do álcool dos Estados Unidos, eles ficaram sem mercado. E uma das maneiras que encontraram foi aumentar a cota de importação pelo Brasil”, avaliou o deputado do PP. “O que mais chama atenção é que essa importação é feita quando começa a safra do Nordeste”, observou.

Para Moraes, haverá um “prejuízo enorme” para as economias de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Segundo ele, o setor gera 250 mil empregos na Região. “O que se esperava, no mínimo, era que se aumentasse a taxa de importação do açúcar pelos Estados Unidos. Mas não houve esta compensação, ou qualquer outra contrapartida”, emendou.

O deputado frisou que o setor enfrenta dificuldades, principalmente devido à crise econômica e aos períodos de seca, e muitas usinas fecharam. Também salientou que grande parte da produção de cana, hoje, vem de pequenos e médios produtores. “É importante que os trabalhadores e empresários se articulem para cobrar um posicionamento dos deputados federais. Se o governo não voltar atrás, que consiga, pelo menos, aumentar com o governo americano a importação do açúcar”, prosseguiu. 

Apartes – O deputado Antonio Fernando (PSC) reforçou que toda a cadeia produtiva será prejudicada, principalmente os trabalhadores rurais: “A cana continua sendo importante na geração de emprego”, disse. “Essa postura do governo demonstra falta de respeito com a indústria do País e faz pensar que há uma perseguição ao Nordeste”, agregou Doriel Barros (PT).

Romário Dias (PSD) sugeriu que a Comissão de Agricultura da Alepe faça, em conjunto com a de Desenvolvimento Econômico, um debate sobre o tema. “Por que não se reúnem os governadores do Nordeste, sindicatos, donos de destilarias e usinas para criar um tumulto, mostrando que vão inviabilizar o processo de produção de álcool no Brasil? Isso não pode continuar”, disse ele, que afirmou, ainda, que o etanol de milho dos EUA é de “péssima qualidade”.

Waldemar Borges (PSB) reiterou que os Estados Unidos protegem a produção por meio de subsídio, que a torna mais barata que os produtos brasileiros. “Esperava-se que o Brasil fosse eliminar a cota de importação de 600 milhões, mas aumentou, num ato de subserviência praticado pelo filho do presidente, que quer ser embaixador lá”, ressaltou.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias