Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

12/09/2019 às 12h38m - Atualizado em 12/09/2019 às 17h47m

Timbaúba consegue pelo segundo ano consecutivo o 1º lugar em desempenho educacional da Mata Norte de Pernambuco

De acordo com o Idepe, as escolas do município conseguiram a maior nota nas Séries Iniciais e Finais entre as cidades da Mata Norte do Estado.

1_lugar_idep_2019

Foto: Jonathan Silva

O município de Timbaúba conseguiu pelo segundo ano consecutivo o 1º lugar em desempenho educacional da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com o Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco), as escolas do município conseguiram a maior nota nas Séries Iniciais e Finais entre as cidades da Mata Norte do Estado.

A Prefeitura de Timbaúba comemorou o resultado nas redes sociais. "Esse é o resultado de um trabalho comprometido com a educação. O prefeito Ulisses Felinto leva a sério o setor de educação desde o primeiro dia de governo e promove as melhores condições de trabalho para os gestores e professores em todas as unidades de ensino, além de oferecer um ambiente escolar adequado para as crianças e adolescentes".

IDEPE

O IDEPE é o índice que avalia o desempenho da educação do estado de Pernambuco e utiliza a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é um indicador que conjuga ainda dois outros resultados importantes: a proficiência dos estudantes do ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio, que é o resultado do desempenho da aprendizagem desses alunos; e o fluxo escolar, que congrega a maior aprovação dos estudantes e a busca incessante para reduzir reprovação e abandono escolar.

Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

A instituição responsável pelo Saepe e pelo Idepe é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que também é uma das responsáveis pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) e pelo IDEB, do Ministério da Educação.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias