Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

15/09/2014 às 10h59m

Cineasta pernambucano faz filmes de terror em Hollywood

Jonas Odenheimer deixou o país há oito anos com destino a Hollywood, e mora atualmente em Los Angeles

Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press


Jonas Odenheimer Lucena é um cineasta pernambucano que tem traçado um caminho totalmente diferente do seguido pelos diretores de cinema de Pernambuco. Seus curtas e o primeiro longa nem sequer foram produzidos no Brasil. Ele saiu do país aos 20 anos de idade e, atualmente, mora em Los Angeles, onde já dirigiu dois filmes em Hollywood. Aos 28 anos, voltou ao Recife para visitar a família e renovar o visto de trabalho nos EUA. Ele quer aproveitar a visita para conhecer o cinema feito em Pernambuco e elaborar parcerias com conterrâneos, já que tem bons contatos no mercado hollywoodiano, onde trabalhou na Universal, por exemplo, como consultor de roteiros.

“Eu passava o dia inteiro lendo, mas dava para passear pelos estúdios da Universal e ver locações de filmagens”, relembra o cineasta em entrevista ao Viver cedida em Boa Viagem, onde morou a maior parte da vida. Suspense e terror são os gêneros cinematográficos que têm sido explorados por Jonas, outra diferença fundamental entre sua obra e a produção pernambucana (salvo exceções, cineastas locais não exploram esse caminho). Classroom 6, o primeiro longa, foi finalizado em 2014 e já participou do Fright Nights, festival austríaco dedicado ao horror, em Viena, no mês de abril. “Pretendo fazer outros tipos de filme no futuro, mas é importante começar em um estilo para lançar meu nome e ganhar segurança”, acredita.

O filme foi rodado em Los Angeles em três noites, com uma escola como cenário. A trama segue o estilo do found footage, que simula imagens de vídeo filmadas pelos próprios personagens. O orçamento teve um valor simbólico. Os integrantes da equipe e do elenco aceitaram participar com cachês abaixo do mercado. “Menos de 20 pessoas participaram de todo o processo, incluindo os nove atores”, calcula. “Alguns eram amigos que ajudavam durante horas”.

The whispering, primeiro curta do diretor, foi filmado na Tailândia, país onde morou antes de se mudar para a Califórnia. O curta mais recente é The interview, que nesta semana participa do Los Angeles Brazilian Film Festival, no Teatro Egípcio da Hollywood Boulevard. No início, Jonas trabalhava em hotéis e participava de filmes nas horas vagas, como assistente em diversas funções ou na produção de vídeos de making of. Depois, começou a realizar produções próprias e a trabalhar nos bastidores da indústria cinematográfica. Graças à credibilidade conquistada com Classroom 6, ele recebeu um convite para dirigir mais um longa em 2015, como diretor contratado de uma produtora independente de Los Angeles. Mais uma vez, é um filme de suspense. “Não posso revelar detalhes, mas antecipo que terá um estilo semelhante”, prevê. O projeto atualmente está em fase de captação de recursos.

Filmografia

Classroom 6
longa-metragem
Com a ajuda de um médium,
a repórter Annie Monroe (Valentina Kolaric) e equipe investigam uma misteriosa escola com fama
de mal-assombrada.

The interview
curta
Depois de concorrer a uma posição na máfia, um ex-policial descobre que para pegar o trabalho terá que matar um homem inocente.

The whispering
curta
Um rapaz presenteia a namorada com uma máscara encontrada no escritório. À noite, ela ouve sussuros sinistros e ele se comporta de maneira estranha.

Pernambuco lá fora

Juliana Guedes
Trabalhou nos filmes Miami vice, Os suspeitos, Contra o tempo, Amor e outras drogas, Inimigos públicos, O homem duplicado,O reino e Hancock. Desde 2010, atua como assistente pessoal do ator Jake Gyllenhaal.

Rebecca da Costa em cena do filme Seven Below -  Foto: Vitamin A Films/Divulgação (Vitamin A Films/Divulgação)
Rebecca da Costa em cena do filme Seven Below - Foto: Vitamin A Films/Divulgação

Rebecca da Costa
Trabalhou nos filmes Profissão de risco, Freerunner e Sete almas, entre outros, com atores como Robert De Niro, John Cusack, Val Kilmer e Ving Rhames. O próximo trabalho será a comédia de ação Wild oats, com Jessica Lange, Demi Moore e Shirley McClaine no elenco.

Heitor Dhalia
O cineasta dirigiu o suspense 12 horas (Gone), protagonizado pela atriz Amanda Seyfried (Lovelace, A garota da capa vermelha), do estúdio Summit Entertainment. Os principais filmes, entretanto, ainda são as produções brasileiras O cheiro do ralo, À deriva e Serra Pelada.


As informações são do Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias