Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/10/2014 às 07h14m

Fliporto anuncia programação da sua 10ª edição

Evento tem como destaque a homenagem ao escritor Ariano Suassuna e vai trabalhar a relação entre a literatura e o cinema

Ariano Suassuna será celebrado em aula-espetáculo de Romero Andrade de Lima e em palestra de Raimundo Carrero

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) anunciou nesta quarta (22/10), em coletiva de imprensa, a programação da sua décima edição. Com destaque para homenagem ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho deste ano, o evento celebra também a relação entre literatura e cinema. Entre os destaques da programação, estão Lya Luft, Raimundo Carrero, Adriana Falcão, Ondjaki, Lourenço Mutarelli, Claudio Assis, Xico Sá e Lira Neto. O evento é gratuito e acontece entre 13 e 16 de novembro, no Carmo, em Olinda.

“Ariano ia abrir a Fliporto com uma aula-espetáculo. Agora, ele estará presente em muitos dos debates da programação principal”, destacou Antonio Campos, parte do conselho cultural da Fliporto. Com orçamento de R$ 1,1 milhão, o evento neste ano sofreu com a dificuldade generalizada de captar recursos. A expectativa do evento é atrair entre 70 e 110 mil pessoas.

A abertura será com uma conferência da escritora Lya Luft, acompanhada do marido, Vicente de Britto Pereira, sobre O valor da vida. Na programação principal, ainda há uma mesa com Claudio Assis, Hilton Lacerda e Xico Sá sobre o cinema e a literatura, a primeira apresentação da aula-espetáculo de Romero Andrade de Lima sobre seu tio, Ariano, uma debate sobre a dimensão do humano na obra de Raimundo Carrero e uma mesa com o encontro entre Lourenço Mutarelli e o angolano Ondjaki, vencedor no ano passado do Prêmio José Saramago. Carrero, homenageado da Feira do Livro, ainda encerra a programação, em palestra acompanhada por show de Antônio Madureira. Na ocasião, ele ainda lança o livro O romance do bordado e da pantera negra, com seu conto e o cordel que Ariano fez inspirado nele.

O congresso literário mudou de lugar e passa a acontecer no Colégio São Bento. A Feira do Livro ocupa o espaço de eventos da Praça do Carmo, agora em dimensão ampliada: já são mais de 60 estandes vendidos. A Fliporto Galera e Fliporto Galerinha, com programação para jovens e crianças, homenageará a escritora Adriana Falcão.


Confira a programação do congresso literário da Fliporto:

Dia 13 de novembro

19h30 - Abertura: Lya Luft e Vicente de Britto Pereira: “O valor da vida”.

Dia 14 de novembro

14h - Cláudio Assis, Xico Sá e Hilton Lacerda, com mediação de Isabela Cribari: “Cinema e literatura: casamento suspeitoso, união estável ou de conveniência?”
16h- Carina Rissi e Margaret Stohl, com mediação de Ju Costa: Como seduzir o leitor e mantê-lo fiel.
18h30- Hwang Sun-Mi e Braulio Tavares, com mediação de Abel Menezes: Escrever com alegria: a imaginação e a fantasia na literatura
20h15 - Romero de Andrade Lima: Aula-espetáculo “O Trovador Cariri”

Dia 15 de novembro

14h - Adriana Falcão, Homero Fonseca, Rodrigo Garcia Lopes, com mediação de Samarone Lima: Grandes e pequenos truques para contar boas histórias
16h - Lira Neto: Conferência “Humanizando os mitos: as biografias do Padre Cícero e de Getúlio Vargas”
18h30 - Eliene Medeiros da Costa, Priscila Varjal e Rafael Monteiro, mediação de Marcelo Pereira: A dimensão do humano em Raimundo Carrero – Família, religião e loucura.
20h - Martin Sixsmith conversa com Silio Boccanera: A incrível e triste história de Philomena e as freiras desalmadas

Dia 16 de novembro

14h - Lourenço Mutarelli e Ondjaki, com mediação de Sidney Rocha: Roteiro, narrativas e imagens: as técnicas do cinema e da literatura: aproximações e distanciamentos.
16h30 - Carlos Newton Jr., Adriana Falcão e Bráulio Tavares, com mediação de Lourival Holanda: Ariano Suassuna: do teatro ao romance e do romance ao cinema
18h30 - Samarone Lima, Geneton Moraes Neto e Vladimir Carvalho: “Prefiro Tolstoi”: Ariano Suassuna e seus leitores, os segredos das e aulas-espetáculo e as entrevistas.
20h30 - Encerramento: Palestra de Raimundo Carrero em homenagem a Ariano Suassuna e concerto de Antônio José Madureira

O restante da programação pode ser visto no site da Fliporto: www.fliporto.net.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias