28/10/2015 às 10h28m
Termina greve dos funcionários do BB e da Caixa
Categoria aceitou proposta de reajuste de 10%. Paralisação do Banco do Nordeste continua
Após 22 dias, terminou a greve dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica em Pernambuco, após uma assembleia realizada na noite desta terça (27). As atividades já voltam ao normal nesta quarta (28). A paralisação continua para os colaboradores do Banco do Nordeste.
Com o fim da greve, os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica aceitaram o reajuste salarial de 10% proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam). Ainda na assembleia desta terça (27), colaboradores decidiram manter a greve citando questões como fundo de pensão, plano de saúde, contratações, informou o sindicato dos bancários.
Na noite da segunda (26), os bancários do setor privado em Pernambuco e outros estados aprovaram a proposta de reajuste apresentada pelo sindicato patronal, que oferece aumento de 10% - o que inclui 0,11% de aumento real (acima da inflação). Benefícios como vales refeição e alimentação serão corrigidos em 14%.
Além do aumento salarial, os bancários conseguiram também abonar 53 horas dos dias parados para quem tem jornada de seis horas e 81 horas para quem trabalha oito horas e aumento de 14% (com 3,75% de aumento real) nos vales refeição e alimentação.
A greve também foi encerrada, na segunda-feira (26), em 78 cidades de vários estados, entre elas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis.
Da Folha PE