Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

31/10/2016 às 09h24m - Atualizado em 31/10/2016 às 09h38m

Em Pernambuco, eleitores de quatro cidades foram as urnas neste domingo (30)

Geraldo Julio (PSB) foi reeleito no Recife com 61,30%. Em Jaboatão o eleito foi Anderson Ferreira (PR), Professor Lupércio (SD) em Olinda e em Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi a mais votada. Vejas os n

Geraldo Julio é reeleito prefeito do Recife. Candidato do PSB teve 61,30% de votos válidos

Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), é reeleito. O atual gestor da capital pernambucana recebeu 528.335 votos, o equivalente a 61,30% dos votos válidos. O ex-prefeito João Paulo (PT) conseguiu 333.516 votos, o que representa 38,70% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram 80.112 votos e o índice de abstenção fechou em 13,16%.

Geraldo Julio (PSB), 45 anos, é casado com Cristina Melo, pai de três filhos. É formado em administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especialização na mesma instituição. Concursado no cargo de auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), atuou no Governo Eduardo Campos entre 2007 e 2012, nas secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Econômico e como presidente de Suape.

Em 2012, disputou eleição municipal, sua primeira aposta em disputa pelo voto popular. Foi eleito no primeiro turno prefeito do Recife. Durante a campanha pela reeleição, valorizou bastante as entregas do Compaz, do Hospital da Mulher e da Via Mangue, além de ganhos na educação, principalmente com a performance de escolas municipais em campeonatos nacionais de robótica.

Anderson Ferreira (PR) é eleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Candidato recebeu 58,50% dos votos válidos

Foto: Roberto Ramos/DP

Com 58,50% dos votos válidos, o equivalente a 171.057 votos, Anderson Ferreira (PR) é eleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Já o candidato Neco (PDT) obteve 121.326 votos, o equivalente a 41,50% dos votos válidos. Segundo balanço do TRE, 60.945 eleitores votaram branco ou nulo. O índice de abstenção foi de 20,40%.

Entre os principais desafios de Anderson Ferreira está o de melhorar os números da cidade no quesito saneamento básico e reduzir a violência urbana. Para Anderson, o ideal é conversar com os moradores e identificar suas necessidades. “Dialogando com a comunidade vamos fazer escolhas certas para cada região”, disse durante a campanha. Atualmente Anderson Ferreira é Deputado Federal por Pernambuco.

Professor Lupércio (SD) é eleito prefeito de Olinda. Candidato do Solidariedade obteve 57,04% dos votos válidos

Foto: Nando Chiappetta/DP

O novo prefeito de Olinda foi eleito vereador do município por dois mandatos. Com 120.225 dos votos válidos, o equivalente a 57,04% dos votos, o professor Lupércio (SD) é eleito prefeito de Olinda. Já o advogado Antonio Campos (PSB) obteve 90.558 votos, o equivalente a 42,96% dos votos válidos. Segundo balanço do TRE, 27.677 dos eleitores votaram branco ou nulo. O índice de abstenção foi de 8,05%.

Professor Lupércio é evangélico, professor de matemática, pós-graduado, com experiência na rede pública estadual e é bacharel em Direito pela Faculdade de Olinda (Focca). O novo prefeito de Olinda foi eleito vereador do município por dois mandatos. Atualmente é deputado estadual. Na Assembleia Legislativa, Professor Lupércio é coordenador da Frente Parlamentar Contra o Crack, e vice-presidente da Comissão de Esportes.

Durante a campanha política, o candidato do Solidariedade disse que, nos primeiros seis meses de gestão, faria um estudo das obras inacabadas no município. Apesar de ser considerado um dos municípios mais importantes do estado, Olinda ainda amarga índices negativos em diversas áreas. Por exemplo, a cidade é apenas 40% saneada, tem apenas um hospital público (filantrópico) e uma maternidade. O resultado das urnas já é considerado simbólico pois a cidade passou 16 anos sob gestão do PCdoB (oito com Luciana Santos e mais oito com o atual prefeito Renildo Calheiros).

Com 53,15%, Raquel Lyra vence eleição em Caruaru. O candidato Tony Gel obteve 82.679 votos, ou seja, 46,85% dos votos

Foto: Reprodução/Facebook

Com 100% das urnas apuradas, Raquel Lyra vence eleição apertada em Caruaru.Quarta maior população entre os municípios pernambucanos e quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, Caruaru elegeu com 53,15% dos votos válidos, o equivalente a 93.803 votos. O candidato Tony Gel obteve 82.679 votos ou 46,85% dos votos.

Raquel Lyra, em Caruaru, é a única mulher eleita no segundo turno

O segundo turno na cidade foi marcado por críticas à falta de segurança pública - que cresceu em paralelo ao aumento populacional - e à precariedade da feira de artesanato, uma das alavancas econômicas da cidade. A feira movimenta mais de R$ 30 milhões por semana, de acordo com a Associação de Sulanqueiros. Não à toa, os dois temas foram elencados como prioridades pelos candidatos que disputavam o cargo do Executivo caruaruense.

O duelo na cidade representa adversários históricos, já que Raquel Lyra é filha João Lyra, ex-prefeito de Caruaru e vice-governador do estado no governo Eduardo Campos. Tony Gel também governou Caruaru por oito anos e travou embates históricos com José Queiroz, atual prefeito, e com João Lyra.

As informações são do Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias