Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

03/11/2021 às 20h53m - Atualizado em 04/11/2021 às 08h02m

Brasileiro de 8 anos está entre os mais inteligentes do mundo

Menino é o brasileiro mais novo a ser aceito em 'clube internacional de gênios'. Além de instalar sistemas operacionais em computadores, ele toca violão, guitarra, teclado e outros instrumentos.

alto_qi

Fã de Beatles e um prodígio musical, Gustavo Saldanha, de 8 anos, toca mais de sete instrumentos musicais, canta mais de 100 músicas e entra para a Mensa Internacional, mais antiga sociedade de alto QI do mundo.

Morador de São Paulo, Gustavo possui paixão por música desde cedo. Com 5 anos, por conta de uma apresentação escolar, o menino conheceu os Beatles e, no mesmo ano, começou a fazer apresentações com canções da banda. O repertório já conta com mais de 50 sucessos dos Beatles.

O garoto prodígio aprendeu a tocar violão rapidamente, começou a estudar guitarra, teclado, bateria, baixo, ukulele e outros instrumentos. Atualmente, começou a expandir o repertório musical e segue se desenvolvendo rapidamente na quinta arte. 

A tecnologia também fascina o menino e a união entre as duas paixões fez com que ele aprendesse a usar sistemas complexos como o Logic Pro, utilizado pelos músicos profissionais.

Gustavo também já gravou quatro músicas autorais, que atualmente estão disponíveis nos Streaming e se apresentou em Liverpool, na Inglaterra. Pelo sucesso precose, o garoto já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor e Brian Ray. 

O garoto é acompanhado pelo doutor em neurociências e especialista em estudos de inteligência Dr. Fabiano de Abreu, que também é membro da Mensa Internacional e já descobriu a superdotação da pequena Laura Büchele, de 9 anos.

Laura tem 139 de QI e também faz parte da Mensa Internacional. Ela e Gustavo compartilham o mesmo percentil 99, sendo que Gustavo apresenta 140 de QI.

"Não se pode fixar em números pois há diferentes testes com diferentes números, mas ambos fizeram o mesmo teste e possuem 99 de percentil, melhor maneira de avaliar o QI. Tem pessoas cujo teste dá 180 com 99 de percentil. Depende também do desvio padrão a ser calculado", disse o Dr. Fabiano de Abreu.

Segundo o mãe de Gustavo, Luciane Saldanha, desde o nascimento, o garoto era notavelmente diferente das outras crianças. “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”, lembra Luciane.

Além da paixão por música, Gustavo se envolveu com a tecnologia e, apesar da pouca idade, já consegue instalar sistemas operacionais e transformar a aparência do Windows em Apple. “Gustavo é intenso, 1 ano com ele parecem 10 de tantas realizações que acontecem e ele tem consciência da sua capacidade”, contam os pais dele.

Com um QI de 140, o pequeno prodígio é atualmente o membro brasileiro mais novo da Mensa, a associação internacional de pessoas de alto QI. Com o apoio da consultoria do, também membro da Mensa, Dr. Fabiano de Abreu, Gustavo foi aconselhado a fazer o teste da associação fora do Brasil.

A associação do Brasil não aceita crianças por enquanto. Então, fizemos na internacional onde ele foi aprovado. Agora seguimos diversas orientações que, se Deus quiser, trarão resultados futuros para a vida do Gustavo ”, detalhou a mãe do garoto

Para o Dr. Fabiano, o caso de Gustavo comprova a sua tese sobre a importância da plasticidade cerebral, “A inteligência tem precursor genético e o fenótipo resulta num desenvolvimento que sugere pistas que podem ser passadas para a próxima geração. Por isso a importância do nível educacional, da leitura, da aprendizagem para desenvolver uma população”, detalha. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias