Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/12/2013 às 03h36m

Celebrada por Saburido, tradicional Missa do Galo reúne milhares de pessoas no Derby

Público foi recebido pela Orquestra Sinfônica da PM e pelo coral do Hospital Português

Para celebrar o nascimento do menino Jesus, milhares de pessoas participaram da tradicional Missa do Galo que há 61 anos acontece em frente ao Quartel da Polícia Militar, no bairro do Derby, área central do Recife. Estima-se que mais de cinco mil fiéis estiveram presentes no evento, um dos mais importantes do calendário católico. Tomadas pelo espírito de renovação, as pessoas foram recebidas pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e pelo coral do Real Hospital Português que, este ano, trouxe o musical "Jesus Sertanejo", embalando e remontando a história do nascimento do Salvador com canções sertanejas. Apesar do atraso de meia hora, as pessoas esperaram com ansiedade o início da celebração, que começou às 20h.

Valdenice da Silva tem 77 anos e há 30 acompanha a missa do Galo do Recife. A aposentada saiu de casa às 17h para garantir um bom lugar para assistir a celebração. Moradora de Camaragibe, Valdenice faz questão de participar da cerimônia recifense todos anos pelo horário diferenciado da celebração. "A hora da missa é razoável. Quando chego em casa ainda posso assistir o papa na missa do Galo pela televisão. E aqui, eu posso ouvir o que o nosso bom pastor, dom Fernando, diz", comentou.

Este é o quinto ano que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a celebração natalina. Para ele, a missa do galo é o momento em que os católicos lembram a encarnação do verbo divino. "As pessoas devem prestigiar a festa do Natal e aproveitar a época para renovarem o compromisso com a fé", comentou.

Além disso, dom Fernando lembrou as pessoas da importância de ser generoso com o próximo. "Devemos vivenciar a mensagem libertadora de Natal o ano inteiro e estar de olhos abertos para os desafios que existem ao nosso redor, entre eles a fome, a pobreza e a miséria", concluiu.

SIGNIFICADO

O momento do Natal do Senhor, mais conhecido como a Missa do Galo, é festejado pela Igreja Católica desde o século V. A celebração recebeu esse nome devido ao horário que é comemorada, a 0h do dia 25 de dezembro.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias