Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/01/2026 às 00h27m

Número de feminicídio aumentou em Pernambuco em 2025

De acordo com a da Secretaria de Defesa Social (SDS), os casos de feminicídios subiram 15,7% em comparação ao ano de 2024.

mulher_morta-feminicdio-violencia-estupro

Os casos de feminicídio voltaram a subir. Pelo menos 88 mulheres foram vítimas desse tipo de crime. O aumento foi de 15,7% em comparação com 2024, que teve 76 registros. E expõem falhas na proteção às mulheres. Os dados são da Secretaria de Defesa Social.

No Estado, as mulheres não precisam mais procurar uma delegacia para solicitar medida protetiva de urgência. Basta acessar o site do TJPE (portal.tjpe.jus.br). Na página inicial, é necessário rolar a tela até encontrar o ícone "Medida Protetiva Eletrônica" e, em seguida, clicar em "Iniciar Atendimento".

A resposta do juiz ou juíza à solicitação será enviada para o número de celular cadastrado pela mulher em um prazo de até 48 horas.

2026

O início de 2026 em Pernambuco foi marcado por dois novos casos de feminicídio em menos de uma semana, nos municípios de Camaragibe e Vitória de Santo Antão.

Em Camaragibe, Taciana Andrade de Oliveira, de 38 anos, foi assassinada na última sexta-feira (3), véspera de seu aniversário. O corpo foi encontrado dentro da caixa d’água da casa da mãe do companheiro, de 48 anos, que foi preso em flagrante em Timbaúba.

Em Vitória de Santo Antão, Íris Cristina de Lima Silva, de 32 anos, morreu após ser esfaqueada pelo marido, de 35 anos. O homem se apresentou à polícia e alegou legítima defesa. Segundo a Polícia Civil, o crime foi registrado na manhã desta segunda-feira (5). Ambos os casos são investigados como feminicídio.

COMO DENUNCIAR VIOLÊNCIA CONTRA MULHER EM PERNAMBUCO

É importante lembrar que, para combater este tipo de crime, é necessário também contar com a colaboração de rede de proteção. Pessoas próximas, amigos e vizinhos podem passar informações e fazer denúncias sigilosas.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias