10/01/2026 às 06h07m - Atualizado em 11/01/2026 às 12h49m
Governo Federal começa a renovar CNH para 'bons condutores' de forma automática e gratuita
Medida assinada pelo ministro dos Transportes prevê processo digital, sem exames presenciais, taxas extras ou ida aos Detrans

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assina nesta sexta-feira (9) uma medida administrativa que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores. A iniciativa busca simplificar o processo e reduzir burocracias para quem mantém um histórico responsável no trânsito.
De acordo com a decisão, motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) ou seja, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses não precisarão realizar exames presenciais, comparecer aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) nem pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento.
A renovação será feita de forma totalmente automática e digital. Quando a CNH vencer, o sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fará a atualização diretamente na base de dados, com o novo documento disponível no aplicativo da CNH Digital.
A medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal voltadas à modernização dos serviços de trânsito, com foco em tecnologia, economia de tempo para o cidadão e incentivo a um comportamento mais responsável nas vias.


