10/01/2026 às 06h07m - Atualizado em 10/01/2026 às 17h51m
Homem é preso por abusar e matar enteado com síndrome de Down em Caruaru
Criança apresentava marcas de maus tratos, lesões no corpo e no crânio, e ainda laceração nos órgãos genitais

Um homem de 36 anos foi preso por matar uma criança de 4 anos em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O menino, que tinha síndrome de Down, era enteado do suspeito e, segundo exames realizados pela perícia, ele também sofreu abusos sexuais. Os nomes da vítima e do agressor não foram divulgados.
O caso ocorreu em novembro do ano passado. A criança foi levada pela mãe e pelo padrasto para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município, alegando que a criança teria caído do berço. Na unidade, foram realizados exames minuciosos no menino, que já estava sem vida. Ele apresentava marcas de maus tratos, lesões no corpo e no crânio, e ainda laceração nos órgãos genitais. A equipe médica questionou a mãe da criança que tentou acobertar as agressões do companheiro.
A equipe médica acionou a polícia e o Conselho Tutelar, que constatou que outras 8 crianças que moravam na mesma casa também sofriam violências e abusos sexuais cometidos pelo padrasto. Segundo relatório do Conselho Tutelar, as crianças também estavam em situação de falta de higiene, falta de educação e falta de alimentação.
A Polícia Civil concluiu o inquérito policial contra o agressor que teve a prisão preventiva decretada, após audiência de custódia nesta sexta-feira (9). Ele foi preso pelas agressões e morte do enteado, vítima de traumatismo craniano, segundo o atestado de óbito. A polícia investiga agora a relação da mãe com as violências sofridas pelas crianças.


