GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/01/2020 às 16h31m - Atualizado em 26/01/2020 às 18h49m

Segunda igreja mais antiga de Pernambuco celebra 480 anos

Festa em comemoração ao aniversário de existência do templo, que fica em São Lourenço da Mata segue até o próximo domingo (2).

segunda_igreja_mais_antiga_de_pernambuco

Um pouco mais nova que o Brasil, a Igreja de Nossa Senhora da Luz comemora 480 anos de existência com uma festa que inicia nesta quinta-feira (23) e segue até o dia 2 de fevereiro. O templo, construído em 1540, é o segundo mais antigo de Pernambuco em funcionamento e fica localizado no bairro de Matriz da Luz, na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na quinta-feira, a partir das 18h, uma procissão dará início aos festejos e logo em seguida, às 19h, uma missa será celebrada pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Luciano Brito. Nos dias seguintes, até 1º de fevereiro, a programação religiosa segue com procissões e celebrações eucarísticas diárias nos mesmos horários. Na sexta-feira (31), a missa será presidida pelo bispo auxiliar Dom Limacêdo Antonio.

O ápice da festa acontece no domingo (2) com a procissão de encerramento, às 16h, e a missa, logo depois, conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. 

Além dos atos religiosos, shows também vão animar os 11 dias da festa dedicada a Nossa Senhora da Luz. O forrozeiro Dudu do Acordeon é a atração do dia 25 de janeiro. Já entre artistas católicos estão o padre João Carlos, no dia 31, a Comunidade Colo de Deus, dia 1º de fevereiro, e o padre Damião Silva, no último dia. 

O organizador da festa, padre Davi Gonçalves, espera que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante as comemorações. "Todos os anos recebemos diversas romarias de diversas regiões do Estado para render graças a mãe da grande Luz, que é o próprio Jesus. Isso faz com que este templo, que é tão importante para a história religiosa do país, seja um local de renovação da fé e da esperança", salientou o sacerdote.

História 

Construída em 1540, a igreja de Nossa Senhora da Luz integra a lista dos monumentos considerados patrimônio histórico e cultural do Estado, reconhecido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em 2017. 

De acordo com estudos feitos pela Fundarpe, a igreja foi construída para atender a portugueses que se instalavam na região em que hoje é a cidade de São Lourenço da Mata. 

O templo tem a arte barroca predominando a sua arquitetura e, apesar da idade, já teve o formato original deteriorado, uma vez que parte da igreja desabou na década de 1980. Nos últimos anos, contudo, a comunidade religiosa tem agido para restaurar o local, inclusive, na festa deste ano, a pintura da igreja retoma ao formato original.

Do Leia Já

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias