Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/01/2024 às 00h06m - Atualizado em 26/01/2024 às 00h17m

Prefeito é investigado pela Polícia Federal por falsificar histórico escolar para concorrer às eleições na Paraíba

De acordo com a Polícia Federal (PF), o prefeito de Nova Palmeira falsificou o documento para poder concorrer ao atual cargo.

nova_palmeira-prefeito_ailton_gomes

O prefeito Ailton Gomes Medeiros, da cidade de Nova Palmeira, localizada no Curimataú da Paraíba, é investigado por suspeita de ter falsificado o histórico escolar dos ensinos fundamental e médio para poder concorrer às eleições que deram posse a ele como chefe do executivo municipal, de acordo com informações da Polícia Federal.

Nesta quinta-feira (25), a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça Eleitoral. A casa do prefeito e também o gabinete da prefeitura de Nova Palmeira foram alvos dos mandados.

Conforme a PF, o prefeito cometeu o crime de falsidade para fins eleitorais, que está previsto no Código Eleitoral. Atualmente, a legislação prevê que para concorrer a cargos políticos é necessário apenas a comprovação de alfabetização, sem necessariamente ter a conclusão do ensino fundamental ou médio.

Ailton Gomes foi reeleito para o segundo mandato como prefeito em Nova Palmeira em 2020. Antes disso, em 2016, foi eleito pela primeira vez para o cargo no executivo municipal. Em outras duas oportunidades, inicialmente em 2004, foi eleito como vereador da cidade, assim como em 2008. Em 2012, conseguiu o cargo de vereador pela terceira vez, no entanto, por cota partidária.

g1 entrou em contato o prefeito Ailton Gomes que, por meio de sua defesa, informou que "não há qualquer indício de falsidade em nenhum documento apresentado por ocasião das eleições de 2020" e que "nenhum documento foi apreendido na busca e apreensão pela Polícia Federal".

Além disso, a defesa afirmou ainda que, em 2020, uma denúncia sobre uma possível fraude do histórico escolar do prefeito foi arquivada pelo Ministério Público da Paraíba.

Do g1 Paraíba

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias