Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/01/2023 às 04h44m - Atualizado em 27/01/2023 às 04h55m

Pernambuco: Apac faz previsão de chuvas preocupante para o inverno no Estado

Veja a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para o inverno deste ano. No último ano, chuvas provocaram a morte de 133 pessoas no Estado.

chuvas_28-05-22_8

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê que a intensidade das chuvas de 2023 no Estado seja similar à do último ano: que provocou o maior desastre natural do século em Pernambuco, ocasionando 133 mortes.

Segundo o meteorologista Thiago do Vale, a previsão é baseada na combinação dos mesmos dois fenômenos meteorológicos - La Niña e Atlântico Tropical - a mesma que causou a precipitação do último inverno.

“Ainda estamos sob influência do La Niña, que está começando a enfraquecer, e o Atlântico entra em aquecimento entre março e maio. Como ainda temos influência de ambos, há probabilidade de chuvas similares com as do ano passado”, disse.

Até o dia 25 de janeiro, foram registradas chuvas acima da média na Região Metropolitana, na Zona da Mata e no Agreste. No Sertão, segundo o especialista, a precipitação está abaixo da média, salvo alguns pontos isolados.

“Todos os meses estamos acompanhando e fazendo previsões, assim como divulgando informes climáticos sobre as condições dos oceanos e da atmosfera. Caso enviemos algum aviso meteorológico, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil”, informou.

Em 2022, a Apac também havia informado, três meses antes, que a precipitação seria intensa no inverno. Mesmo assim, quando a previsão se tornou realidade, no final de maio, os municípios estavam despreparados para recebê-las.

Não havia uma rede de abrigos disponíveis para os milhares de desabrigados e desalojados que tiveram as casas alagadas ou derrubadas por deslizamentos de terra em áreas de risco da Região Metropolitana do Recife.

Tampouco, existiam sistemas de alerta para evacuação além do envio de mensagens de texto para os moradores da cidade.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias