Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/02/2020 às 08h49m

No interior de Pernambuco, a folia é dos maracatus e dos mascarados

Em Nazaré da Mata, Bezerros, Pesqueira e Triunfo, os foliões vão encontrar caboclos, papangus, caiporas e caretas

papangus

“É o melhor Carnaval em linha reta do mundo”. Quem nunca ouviu essa frase, em tom de brincadeira, dita por um pernambucano orgulhoso ao falar da festa no Estado? Sem bairrismo ou puxação de saco, é fato que Pernambuco tem várias opções para curtir o Reinado de Momo. O colorido das fantasias, a criatividade dos foliões e a animação das brincadeiras chamam a atenção do litoral ao Sertão. Nas farras do interior, reinam os caboclos de lança e mascarados que em cada canto ganham um nome diferente.

maracatu_de_baque_solto_cambinda_brasileira

Tendo Recife como ponto de partida, o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, é o que fica mais próximo da capital e que oferece um Carnaval que merece a viagem. São 64 quilômetros de distância ou cerca de uma hora de carro. É um espetáculo, sobretudo, para os olhos. De domingo até terça-feira devem desfilar 106 grupos de maracatu rural. Eles partem do Parque dos Lanceiros (9h), localizado às margens da BR-408, em direção ao Centro, onde fazem as apresentações.

Outro destino de Carnaval que vale a pena é Bezerros, no Agreste, distante 102 quilômetros do Recife. A Terra do Papangu vê sua população dobrar no domingo. A expectativa é de que 120 mil pessoas estejam no município. Para receber tanta gente, a prefeitura montou sete polos de animação que vão funcionar simultaneamente. O maior de todos é o Quartel General do Frevo, ou simplesmente QG do Frevo, na Rua da Matriz, onde haverá vários shows. Elba Ramalho é uma das atrações amanhã.

Os papangus participam de um concurso na Praça Centenária, a partir das 9h30. Se a proposta é ver os mascarados, é bom chegar cedo. Mas o Bloco do Papangu só sairá da Praça São Sebastião às 11h. Orquestra de frevo e maracatu acompanharão o cortejo, formado por dois grupos de dança e um boneco gigante.

Para facilitar a vida dos foliões, alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José Vasconcelos desenvolveram vários QR code com toda a programação dos blocos e dos palcos. Basta procurar, em cada polo, o cartaz com o código para ter acesso às principais informações daquele local. E se der vontade de se fantasiar ou colocar um adereço, basta se dirigir até a feira de artesanato ao lado da Igreja Matriz.

caiporas

Em Pesqueira, também no Agreste, o destaque é o caipora, personagem que usa estopa para cobrir o rosto. Esses mascarados podem ser vistos hoje e terça-feira. “São mais de 270 blocos e troças durante todo o Carnaval. O maior de todos é o Lira da Tarde, considerado o Galo da Madrugada do interior. Desfila domingo, segunda e terça-feira à tarde, sempre com uma multidão acompanhando”, diz a diretora de Turismo, Ariselma Araújo.

A programação montada pela prefeitura será em três polos: Praça Dom José Lopes e no bairro do Prado, para adultos, e na Praça Jurandir de Brito, para o público infantil.

SERTÃO

Em Triunfo, no Sertão, quem domina a folia é o careta, personagem que além de mascarado usa chicotes e relhos. Na segunda é o Dia Estadual do Careta (sempre na segunda-feira de Carnaval). Natural, portanto, que eles tomem conta da cidade. São esperados mais de 200. A partir das 15h eles estarão reunidos no Alto da Boa Vista. Uma hora depois sairão num desfile até o Pátio de Eventos, no Centro.

Trios, blocos, troças, mela-mela e orquestras de frevo vão garantir a folia em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Os tabaqueiros, personagens que se destacam no Carnaval da cidade, participam neste domingo de um concurso e um grande desfile. A concentração começa às 14h, no Polo dos Tabaqueiros, na Rua Professor Vera Cruz. No fim da tarde, por volta das 18h, eles saem pelas ruas acompanhados do Trio Naja. Segunda e terça-feira outros dez blocos devem garantir a farra.

Em Petrolina, a festa estará espalhada em quatro polos, com mais de 50 artistas, bandas e blocos. O tema é “Seja sua fantasia”. Na programação deste domingo, na orla, na beira do Rio São Francisco, as atrações são a Banda Sem Radar, Lenno e Luan Estilizado. Na Petrolina Antiga haverá shows de Peu Bandeira e Camila Yasmine. A Praça 21 de Setembro receberá Edênio Lima, Swing Samba e Frevo Skalla. No polo Areia Branca tem Trio Granah, Guerber Pereira e Cavalo de Fogo.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias