Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/03/2015 às 23h50m - Atualizado em 07/03/2015 às 00h23m

Três conselheiros tutelares de Pernambuco estão sob ameaça de morte

De acordo com Geraldo Nóbrega, presidente do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares, dois profissionais ameaçados vivem no Agreste e outro na Mata Norte. As identidades deles e os municípios são man

Levantamento preliminar do Fórum Nacional de Conselheiros tutelares revelou que três profissionais de Pernambuco convivem com ameaças de mortes por conta do exercício da profissão. O estudo começou a ser realizado há três semanas após a chacina no município de Poção, no Agreste do estado, que deixou três conselheiros e uma idosa mortos. Nesta sexta-feira (6) houve ato ecumênico em homenagem às vítimas.

De acordo com o presidente do fórum, Geraldo Nóbrega, dois profissionais ameaçados vivem no Agreste e outro na Mata Norte. As identidades deles e os municípios são mantidos em sigilo. Ele acredita, no entanto, que o número de conselheiros que correm riscos é maior. “Já solicitamos à Secretaria de Direitos Humanos proteção para um deles. No caso dos outros dois, estamos conversando com os profissionais para saber se eles querem a proteção”, disse Nóbrega.

As ameaças de morte estão relacionadas a denúncias e representações perante a Justiça feitas pelos conselheiros tutelares. Nesta sexta-feira pela manhã houve seminário estadual sobre o exercício da profissional, no Centro de Convenções, em Olinda. À tarde foram realizadas oficinas.

O crime

Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, 53, Carmem Lúcia da Silva, 37, e José Daniel Farias de Monteiro, 32, foram executados a tiros dentro do carro quando voltavam para o Sítio Cafundó, em Poção, com uma criança de dois anos e a avó materna dela. A menina estava na casa do pai e da avó paterna, em Arcoverde.

A Polícia Civil acredita que o crime está relacionado à disputa familiar pela guarda da criança. A avó paterna, a oficial de Justiça Bernadete Siqueira de Britto Rocha, e o filho dela, José Cláudio de Britto Siqueira Filho, 32, estão presos há uma semana. A mulher ainda é acusada de envenenar e matar a ex-nora e mãe da menina, Jucy Venâncio, em 2012.


Do Diario de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias