Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/03/2021 às 07h57m - Atualizado em 06/03/2021 às 09h20m

Católicos protestam por inclusão de igrejas no decreto que lista atividades essenciais

O protesto realizado em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do Governo de Pernambuco.

catolico

Um protesto realizado por católicos na manhã desta sexta-feira (5), em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do Governo de Pernambuco, pede que as igrejas sejam incluídas como serviço essencial. A manifestação vai contra o decreto estadual, que considera que as atividades não essenciais não podem funcionar das 20h e 5h durante a semana, e ficam proibidas nos sábados e domingos, até o dia 17 de março.

De acordo com a Secretaria da Casa Civil, não houve solicitação dos fiéis para uma reunião com representantes do governo. A assessoria informou que ficou aguardando o grupo se organizar para se pronunciar, o que não teria acontecido. Depois do protesto, os manifestantes teriam se dispersado.

Em nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou, na última terça-feira (2), que suspenderia as missas presenciais nos sábados e domingos durante o período de restrições de atividades não essenciais.

"As celebrações eucarísticas dos próximos finais de semana, 6 e 7, 13 e 14 de março (3° e 4° domingos de Quaresma) acontecerão com transmissão por internet, sem a presença dos fiéis. A celebração dos demais sacramentos e as atividades pastorais ficarão suspensas nesses dois finais de semana", informou.

A Arquidiocese também ressaltou que de segunda a sexta as celebrações eucarísticas, sacramentos e demais atividades pastorais serão realizadas no horário das 5h às 20h com a presença dos fiéis.

"Embora lamentando profundamente que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de tanto sofrimento, obedeceremos o decreto do Governo do Estado, porque estamos sempre a favor da vida. Ao mesmo tempo, preocupam-nos aglomerações no transporte público e nas filas de agência bancária". Até a publicação desta matéria a Arquidiocese de Recife e Olinda não se pronunciou sobre as manifestações.

Outro grupo religioso

Diante do cenário de reinvindicação da atividade religiosa como essencial, o Diario procurou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), grupo numeroso no estado, que preferiu não se posicionar sobre as manifestações. Em nota, a Assembleia de Deus lamentou a gravidade da pandemia.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco informa que irá seguir todas as determinações do Governo do Estado com o intuito de prevenir novos casos da Covid 19. Os cultos realizados nos fins de semana serão transmitidos pela internet e pela programação da Rede Brasil, sem a presença de público. A IEADPE reitera seu compromisso com a preservação da vida e lamenta a gravidade da Pandemia em todo o Estado de Pernambuco”, diz a nota.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias