Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/03/2015 às 10h08m - Atualizado em 08/03/2015 às 10h12m

Parabéns mulher pelo seu dia!

Oito de março, data que virou símbolo de conquistas.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, é uma data que acabou virando o símbolo de conquistas destas que há muito deixaram de ocupar a posição de minoria ou de fragilidade. Mulheres decididas, que se impõem, se aceitam como são e fazem as suas próprias escolhas. Algumas, nos padrões impostos pela sociedade, outras, num caminho totalmente oposto, mas todas com o mesmo objetivo: se mostrarem como são, sem medo do que possam pensar de suas escolhas. É isto o que faz desta data um dia tão especial, de reflexão e de muita admiração por estas guerreiras da atualidade.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, quando foi aprovada proposta de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores, a maioria costureiras.

O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001.


Do Folha PE/Wikipedia

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias