Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/03/2023 às 03h41m - Atualizado em 10/03/2023 às 05h33m

PSB se junta a Solidariedade e PDT para formar federação com foco em 2024

Decisão pode beneficiar o Prefeito do Recife, João Campos (PSB), por tirar Marília Arraes do caminho da reeleição

psb-executiva_brasilia

A Executiva Nacional do PSB aprovou, por ampla maioria, a proposta de formação de uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade.

Em 2020, PSB e PDT estiveram juntos nas eleições municipais, nas principais capitais do país e em dezenas de grandes cidades nas eleições. Somados, elegeram mais de 560 prefeitos e prefeitas.

No plano local, Marília Arraes saiu do PT para enfrentar o PSB abrigando-se no Solidariedade. Com a federação, não se sabe qual o encaminhamento para as eleições 2024, quando João Campos deve buscar a reeleição.

Já nas eleições estaduais de 2022, Marília Arraes enfrentou Raquel Lyra, depois de ter batido o candidato do PSB, Danilo Cabral. João Campos, sem saída no segundo turno, fez as pazes com a prima e subiu ao lado dela no palanque de Lula.

A decisão autoriza o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a estabelecer o diálogo com os partidos. A possibilidade de criação da federação consta do documento discutido na reunião desta quinta-feira, 9, em Brasília.

A reunião contou com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro Márcio França (Portos e Aeroportos), dos governadores João Azevedo (PB) e Renato Casagrande (ES), dos líderes no Senado, Jorge Kajuru, e na Câmara, Felipe Carrera.

De acordo com o presidente Carlos Siqueira, o objetivo é criar uma federação partidária que represente uma nova força de centro-esquerda.

A realidade do sistema político exige uma racionalização do número de partidos no país, que apresentem programas mais claros à sociedade e, com isso, acredito que podemos ampliar a base de apoio ao campo progressista nas eleições de 2024 e 2026”, disse Siqueira.

No documento partidário, os socialistas ponderam que uma federação com partidos como o PDT e SD, que possuem tamanho mais equivalente ao PSB, permitiria um equilíbrio necessário à tomada de decisões e ao respeito à autonomia de cada legenda.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias