Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/03/2024 às 06h10m - Atualizado em 13/03/2024 às 09h39m

Sport é punido com oito partidas de portões fechados após atentado contra ônibus do Fortaleza

Leão da Ilha foi julgado por conta do atentado de membros da organizada ao ônibus do Fortaleza, após o duelo na Copa do Nordeste

futebol_sport_na_ilha_do_retiro

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Sport em razão do atentado de membros da organizada ao ônibus do Fortaleza ocorrido em fevereiro, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Ao todo, seis jogadores do Tricolor do Pici ficaram feridos após o ataque, que ocorreu a oito quilômetros da Arena de Pernambuco, com pedras e bombas caseiras, mais de 1.200 lesões foram identificadas nos atletas.

O Leão da Praça da Bandeira foi condenado a perda de mando de campo de oito partidas em competições organizadas pela CBF, que serão disputadas sem a presença de público. Ademais, o Rubro-negro terá que pagar uma multa de R$ 80 mil, não terá carga de ingressos como visitante durante o período. A decisão não é definitiva e o clube pode recorrer. 
 
No início do julgamento, Marcos Souto Maior Filho, procurador do caso, disse que o Sport é o responsável pelas atitudes de seus torcedores e citou a reincidência de problemas ocorridos entre os rubro-negros nos últimos anos.“A agremiação é responsável do mesmo norte. A agremiação é responsável pelo que foi feito. É preciso que este tribunal avance na jurisprudência. É reincidente o clube,  neste ano, no ano passado, no retrasado. Ou seja, é um clube que costuma descumprir as normas”, disse.
 
Rodrigo Guedes, advogado de defesa do Sport, rebateu a acusação, e afirmou que o clube fez tudo que estava ao seu alcance e citou que o atentado ao ônibus foi ocorrido num local a 8Km de distância da praça desportiva. Na sequência, ele citou que é dever do Governo do Estado ser o responsável pela escolta ao ônibus do clube. Além disso, citou a punição a 34 membros da organizada que é suspeita de ser responsável pelo ataque.
 
Representante da Federação Cearense de Futebol, o advogado Lucas Pessoa, falou sobre a negligência do Sport e do Estado de Pernambuco em punir os vândalos. Além disso, citou novamente que o clube é reincidente em casos de violência. Como por exemplo, a invasão da torcida do Sport na partida contra o Vasco, pela Série B de 2022.
 
Diogo Maia, relator do caso, declarou que o Sport é responsável pelos torcedores dentro e fora do estádio, independente se o atentado ocorreu a 8 Km de distância da praça de desporto. E citou que o clube já foi punido em diversas oportunidades por inúmeros casos de violência, e que os torcedores não foram conscientizados sobre os prejuízos ao clube. 
 
Dessa forma, solicitou uma pena que prevê a perda de oito partidas de portões fechados, além de multa de R$ 80 mil. E que a punição seja mantida com perda da carga de ingresso como torcida visitante durante o mesmo período.
 
Após duas horas de julgamento, Carlos Eduardo Cardoso, presidente da comissão disciplinar do STJD, determinou que pela maioria dos votos fosse a punição acompanhada pelo voto do relator.
 
Fonte: Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias