Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

16/03/2022 às 00h06m

Paciente internada em hospital na Bahia recebe copo de cachaça por engano

Enfermeira disse achar que fosse água. Sindicância foi aberta para investigar como a bebida foi parar na unidade de saúde;

santa_teresinha-mulher-recebe-cachaca-por-engano

Uma paciente internada no Hospital Municipal de Santa Teresinha, no interior da Bahia, recebeu de uma enfermeira um copo com cachaça. De acordo com a enfermeira Valci dos Santos, o episódio ocorreu por engano, pois ela achava que o líquido incolor na verdade era água.

A paciente que recebeu a cachaça é Zenilda Lisboa, lavradora que deu entrada na unidade sentindo fortes dores no estômago. A mulher segue hospitalizada e fará exames médicos.

Em vídeo, Zenilda relatou o ocorrido. “Fui medicada e colocada em observação. Só que eu estava com muita sede, garganta seca, com dificuldade para respirar, e aí pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar a água e, quando voltou com o copo, bebi”, contou ela.

Quando bebi, identifiquei que não era água, era bebida alcoólica. Aí passei mal, vomitei e fiquei internada. Fui para casa, mas senti muitas dores no estômago, ardência e retornei para o hospital.”

Valci explicou que pegou a garrafa em cima de um armário, onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes.

Na emergência desta unidade, a gente deixa sempre um recipiente com água em cima do armário da emergência. Para que isso? Para não perder tempo quando tem paciente passando mal e a gente não deixar o paciente sozinho para pegar água”, relata a profissional.

Então, esse recipiente já fica lá, em cima do armário. Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti cheiro algum. Peguei a água e dei para a paciente”, continuou.

Ela me perguntou: ‘O que é isso?’. Eu respondi: ‘Água’. E ela disse: ‘Não é água, não. É bebida alcoólica’. Aí tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica. Estava em uma garrafa de água mineral, porém o líquido dentro não era água mineral.”

A enfermeira contou ainda que estava com a equipe de profissionais de saúde, que acompanharam a situação. “O fato aconteceu desta forma, eu estava junto com uma equipe e todo mundo presenciou, mas quem deu a água a ela fui eu, que realmente achei que estava dando água.”

O secretário municipal de saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que uma sindicância foi aberta para investigar como a cachaça foi parar na unidade.

Quero aqui pedir desculpas à paciente e a todos os seus familiares. E frisar que estamos apurando esse acontecimento”, disse.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias