Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/03/2015 às 18h09m - Atualizado em 18/03/2015 às 18h14m

Pernambucanos com boas chances de conquistar a classificação olímpica

Quatro pentatletas do Estado estão na briga para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Líder do ranking brasileiro, Felipe Nascimento é o único pernambucano que pode competir na categoria masculina dos Jogos

O pentatlo moderno brasileiro pode alcançar um feito inédito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A União Internacional da modalidade (UIPM) divulgou os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos, e o Brasil, na condição de país-sede, pode ter até quatro pentatletas (dois homens e duas mulheres) na disputa. Até agora, o máximo que o time nacional conseguiu foi classificar dois competidores (um masculino e um feminino), em Atenas-2004. E Pernambuco pode ser o maior beneficiado com chances reais de garantir três dessas vagas brasileiras.

No total, 72 pentatletas (sendo 36 no masculino e 36 no feminino) vão participar das Olimpíadas do Rio. O sistema de classificação para 2016 é praticamente idêntico ao que foi adotado em 2012 e em 2008. Como anfitrião, o Brasil já tem duas vagas garantidas (uma em cada gênero) – para a UIPM, esta é uma forma de estimular o desenvolvimento do esporte na nação que recebe o torneio. Caso o País classifique algum pentatleta nos campeonatos que oferecem vagas diretas para as Olimpíadas, a oportunidade inicial será transferida para o próximo competidor do ranking brasileiro.

No feminino, por exemplo, as pernambucanas Yane Marques, Larissa Lellys e Priscila Oliveira estão na luta para participar dos Jogos. Para elas, existem quatro possibilidades de alcançar o objetivo: “Ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (no Canadá), ficar entre as três primeiras no Mundial de 2015 ou conquistar o título da Copa do Mundo. Além disso, há o critério do ranking internacional. Temos a perspectiva de que se o competidor estiver entre os 40 melhores da lista, ele tem boas chances”, explicou o coordenador técnico da Confederação Brasileira, Michael Cunninghan.

No masculino, Felipe Nascimento é o pernambucano com chances de conseguir a vaga. Atualmente, ele é o líder da lista brasileira e figura na 86ª posição internacional. “Se fechássemos agora, ele iria, mas precisamos mantê-lo nesta posição até o fim do ano”, observou Cunningham.

COPA DO MUNDO

Para os pentatletas, participar das competições internacionais é a melhor forma de permanecer com o alto nível técnico. Por isso, a delegação brasileira aporta nesta quarta-feira no Egito para disputar a segunda etapa da Copa do Mundo, no Cairo. No total, sete competidores integram o grupo, entre eles estão os pernambucanos Yane, Priscila, Larissa e Felipe.

A semifinal feminina será na quinta-feira, enquanto a masculina será na sexta-feira. “Nossa missão é pontuar o máximo possível nessas competições internacionais. Essa é a melhor estratégia para tentar manter uma boa colocação no ranking”, concluiu Cunningham.


Com informações do Jornal do Comércio

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias