Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/03/2015 às 13h11m - Atualizado em 18/03/2015 às 13h42m

Rede municipal de ensino do Recife ganha primeiras salas para atender alunos surdos

Espaços bilíngues contarão com professores especializados na linguagem de sinais

As turmas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino do Recife terão salas bilíngues para atender alunos surdos. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (17), na Escola Padre Antônio Henrique, no bairro do Derby, na área central da Cidade. Na ocasião, foram inauguradas as primeiras salas onde será trabalhada a Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa inédita na Capital.

"São 100 alunos contemplados a partir de agora. Sete escolas municipais receberão profissionais especializados e teremos 17 turmas em toda a nossa rede para atender esses jovens", destacou o prefeito Geraldo Julio, durante a solenidade.

As salas bilíngues foram regulamentadas pelo Decreto nº 28.587, de 11 de fevereiro de 2015. Nelas, os professores darão ênfase ao uso de elementos visuais, como cartazes e vídeos, que também vão proporcionar o aprendizado em Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e em português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.

A Secretaria de Educação selecionou 15 docentes que têm domínio de Libras para trabalhar nas salas bilíngues. Dez professores ficarão responsáveis pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e pelos estudantes de EJA. Os outros cinco docentes trabalharão com os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano).

Transporte
Os estudantes com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e na interação social passam a contar com 11 ônibus que estão sendo usados como transporte escolar inclusivo em substituição às dez vans de uma empresa terceirizada que eram usadas anteriormente. O atendimento, que antes beneficiava cerca de 150 pessoas, contempla aproximadamente 200. A aquisição dos coletivos foi feita com o auxílio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 1,6 milhão.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias