Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

19/03/2018 às 23h11m - Atualizado em 20/03/2018 às 10h15m

Caravana da Educação aporta em Timbaúba

Circuito de atividades é promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco e vai passar por todas as regiões do Estado

escola_tecnica_estadual-ete

A Secretaria de Educação de Pernambuco dá continuidade, nesta terça-feira (20), no município de Timbaúba, Zona da Mata do Estado, às reuniões de Pactuação de Metas 2018. A novidade deste ano é a Caravana da Educação, um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes, que acontecerão no mesmo dia com a participação da comunidade escolar. A iniciativa irá contemplar todas as regiões de Pernambuco, da Região Metropolitana ao Sertão, e surge com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual. A edição de abertura foi realizada em Limoeiro, na última sexta-feira (16).

As ações da Caravana estão divididas em três polos - Esportivo, Cultural e Central – e envolvem centenas de estudantes da rede estadual. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras irão movimentar os Polos Esportivo e Cultural. Em Timbaúba, eles estarão localizados na Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Prof. Antônio Barboza e na Escola Técnica Estadual Miguel Arraes, respectivamente. As ações destes dois polos acontecem no período da manhã e, juntos, eles vão movimentar cerca de mil estudantes.

A partir das 14h30, também na Escola Técnica Estadual Miguel Arraes, acontecerá o Polo Central. Cerca de 900 estudantes de escolas estaduais de Timbaúba, Carpina, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Goiana, Buenos Aires, São Vicente Ferrer e Ferreiros são esperados para a programação do espaço, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

A Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta terça-feira, conta com a presença de todos os gestores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação da Mata Norte, acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Jader de Andrade, e é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio.

“Nós já realizávamos nossa Pactuação de Metas, um momento muito importante do trabalho da Secretaria de Educação. Mas, percebemos que a gente podia envolver mais as escolas, os estudantes e as regionais nessa mobilização pela educação e resolvemos realizar a Caravana da Educação, um conjunto de atividades que será realizado especificamente naquele dia. É como se fosse um dia da educação naquele município, naquela regional. Então, nosso objetivo é ampliar ainda mais a mobilização de todos para o nosso trabalho pela educação de Pernambuco”, ressalta Fred Amancio, secretário de Educação do Estado.

SERVIÇO:
Caravana da Educação e Pactuação de Metas

Locais: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Timbaúba Prof. Antônio Barboza; Escola Técnica Estadual Miguel Arraes; Escola de Referência em Ensino Médio Jader de Andrade.

Data: terça-feira, 20 de março de 2018

Horário: 8h às 16h30

Outras informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado – Iale Alves – 81.99488.48.14 | 3183.9294 || Guilherme Vila Nova – 81.98494.6004 | 3183.9307

Observação: Acesso à imprensa liberado nos pólos culturais, esportivos e centrais. Já a pactuação de metas é restrita à área técnica e de gestão da Secretaria, regionais e escolas, com acesso liberado à imprensa somente antes do início da reunião e após o encerramento.

PROGRAMAÇÃO:

Pactuação de Metas

Reunião técnica e apresentações de metas para o ano de 2018, com participação de gestores das escolas, da Gerência Regional da Mata Norte e da Secretaria de Educação do Estado.

Local: Escola de Referência em Ensino Médio Jader de Andrade

Endereço: Rua Silvano Mendes, nº 1, bairro Barro - Timbaúba

Horário: 8h30 às 12h

Polo Esportivo

Local: Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Prof. Antônio Barboza

Endereço: Rua Manoel Xavier de Andrade, s/n, Centro - Timbaúba

Horário: 8h às 12h

Programação:

8h às 8h30 - Recepção dos estudantes e professores e credenciamento

8h30 às 9h -  Abertura do evento - aula de ginástica e zumba

9h às 11h - Vivência de atividades esportivas, jogos populares e danças.

Estação 1:  Brincadeira Alerta

Estação 2:  Rei do gol

Estação 3:  Barra bandeira

Estação 4:  Queimado

Estação 5:  Dança

Estação 6:  Jogos populares

Estação 7:  Futebol de casal

Estação 8:  Bola no cesto

Estação 9:   Jogos cooperativos

Estação 10: Centopeia

Polo Cultural

Local: Escola Técnica Estadual Miguel Arraes

Endereço: Rodovia PE-82 – s/n, Loteamento Sapucaia - Timbaúba

Horário: 8h às 11h30

Programação:

Recepção dos estudantes e professores e credenciamento

8h           Recepção Alunos Protagonistas               Banda Fanfarra Professor José Mendes

8h30      Início do evento – Abertura      

8h40      Apresentação Concerto Cívico 

8h50      Aluno Interpretando Braulio Bessa        

9h          Banda Pop Rock

9h10      Aluno Interpretando – Jessie Quirino

9h20      Poemas e Sussuros       

9h30      Maracatu           

9h45      Xaxado

9h55      Banda  

10h10    Cavalo Marinho              

10h25    Voz e violão

10h40    Teatrana – Nossos sonhos estão por vir, Eu já escuto os teus sinais

11h       Grupo de dança

11h10    Apresentação Ganhe O Mundo              

Polo Central

Local: Escola Técnica Estadual Miguel Arraes

Endereço: Rodovia PE-82 – s/n, Loteamento Sapucaia - Timbaúba

Horário: 13h30 às 16h30

Programação:

14h        Apresentação Cultural 

14h15    Depoimento Estudante              

14h30    Abertura            

15h       Enem Tá Ligado

15h30    Apresentação Cultural Alegria  

15h45    PE no Campus  

16h15    Depoimento de dois estudantes selecionados so PE no Campus

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias