Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/03/2015 às 10h08m - Atualizado em 27/03/2015 às 11h53m

27 de março, Dia Mundial do Teatro, lembranças do quase centenário Cine Teatro Recreios Benjamin

O “Cacareco” como era carinhosamente conhecido foi inaugurado em março de 1916 pelo ex-prefeito de Timbaúba, poeta e jornalista Jáder de Andrade

Cine Teatro Recreios Benjamin foi inaugurado 05/03/1916 pelo ex-prefeito, poeta e jornalista Jader de Andrade (1886-1931), onde grandes nomes da dramaturgia brasileira utilizaram aquele palco para expressar sua arte, e elogiavam a acústica, a coxia, o seu tablado, que eram um dos melhores chegando a ser comparado com os grandes centros.

Tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, o espaço ficou famoso em todo o Brasil por receber as principais companhias teatrais do sul do país depois que essas se apresentavam no Teatro de Santa Isabel, cujo palco tem as mesmas dimensões do imóvel timbaubense.

No dia 26 de dezembro de 2013, parte do telhado do quase centenário Cine Teatro Recreios Benjamin desabou, mais precisamente à cobertura do palco, que foi durante anos a alegria e diversões de muitos timbaubenses amantes da cultura. Lamentavelmente um espaço de entretenimento que poderia ser aproveitado para o nosso enriquecimento cultural chegou a ruir levando parte da nossa história que há 99 anos atrás seria um dos maiores do nordeste, e um dos maiores marcos arquitetônicos de Timbaúba do século XXI.

Segundo informações, reparos emergenciais foram feitos em sua estrutura, enquanto se providencia uma restauração mais detalhada.

Como surgiu o teatro

A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga.

No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias