Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/03/2023 às 22h51m

Soldado é expulso da PM por matar garçom com tiro durante briga em fila de banheiro de bar na Zona da Mata de Pernambuco

Crime aconteceu em 2020, em Glória do Goitá. Governo diz que ele é 'incapaz de permanecer na PM'.

pm-pe_1

Um soldado da Polícia Militar de Pernambuco foi expulso da corporação por ter assassinado um garçom em Glória do Goitá, na Zona da Mata do estado. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) ficou comprovado que o PM deu um tiro na vítima por causa de uma briga na fila do banheiro de um bar.

A decisão de expulsar o soldado Isaías Leite, foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco nesta quarta (29). A SDS apontou que ele foi julgado “incapaz de permanecer na PM” e determinou a exclusão “a bem da disciplina”.

Segundo a investigação, o soldado praticou o homicídio no dia 15 de agosto de 2020. A apuração apontou que o crime foi cometido por motivo fútil. A vítima foi José Adelino da Costa Júnior, que tinha 24 anos.

O crime provocou protestos na cidade, feitos por moradores que pediam punição ao policial militar.

Um pouco antes de disparar o tiro, informou a SDS, o soldado se envolveu em outra confusão no mesmo bar. O PM colocou a pistola na cabeça do garçom “apenas porque ele questionou o motivo da sua demora no banheiro”.

O Isaías Leite foi condenado no processo penal que tramitou na Vara do Única da Comarca de Glória do Goitá. Por isso, pegou uma pena de reclusão de 12 anos e quatro meses. A Justiça também determinou a perda do cargo de policial milita.

Esse processo, no entanto, segundo a SDS, ainda está em fase de tramitação na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

No documento que determinou a expulsão do soldado, a secretaria afirma que o PM “afrontou preceitos éticos”. Também violou artigos do regulamento profissional dos militares do estado.

O documento da SDS determinou, ainda, que autos sejam enviados novamente para a Corregedoria. A determinação de expulsão do PM foi assinada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias