Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/04/2024 às 00h32m - Atualizado em 05/04/2024 às 06h23m

Presidente Lula inaugura unidade elevatória de água bruta da Adutora do Agreste para beneficiar nove municípios em Pernambuco

Cerimônia foi realizada em Ipojuca, distrito de Arcoverde. A partir dessa inauguração, o abastecimento de água por meio da Adutora do Agreste passa a atender 615 mil pessoas.

inauguracao_da_adutora_do_agreste

Nesta quinta-feira (4), o presidente Lula (PT) participou de uma cerimônia de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca, distrito de Arcoverde, e do trecho Belo Jardim - Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco. Esse projeto faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai beneficiar 615 mil pessoas com abastecimento de água da transposição do Rio São Francisco.

Com a inauguração da Estação Elevatória, passa de seis para nove a quantidade de municípios atendidos pela Adutora do Agreste. Esses municípios são: Pesqueira, Arcoverde, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, São Caetano e Caruaru.

O sistema é composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, estação elevatória de água bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada. A obra contou com investimento de mais de R$ 1,2 bilhão do Governo Federal, enquanto o estado, como contrapartida, aplicou R$ 200 milhões.

Na cerimônia, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

"Antes da estação elevatória, a adutora transportava apenas 200 litros de água por segundo, vindo do Sistema Moxotó para seis municípios: Pesqueira, Arcoverde, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó. Com esta elevatória, a gente vai saltar pra uma capacidade de 4,8 mil litros por segundo, dos quais 600 já serão disponibilizados agora não só pra ampliar o atendimento nessas cidades citadas, mas também pra chegar em Brejo da Madre de Deus, São Caetano e Caruaru, atendendo mais quase meio milhão de pessoas", disse o ministro Waldez Góes.

De acordo com o Governo Federal, a Adutora do Agreste é o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos maiores do mundo. Quando todo o projeto estiver finalizado, serão 1,5 mil quilômetros de adutoras para levar água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região Agreste do estado.

Quando a primeira etapa for completamente finalizada, serão beneficiados 23 municípios, que totalizam cerca de 1,3 bilhão de pessoas. Confira a lista:

Arcoverde
Pesqueira
Alagoinha
Sanharó
Belo Jardim
Tacaimbó
São Bento do Una
São Caetano
Caruaru
Bezerros
Gravatá
Santa Cruz do Capibaribe
Toritama
Brejo da Madre de Deus
Pedra
Venturosa
Buíque
Tupanatinga
Itaíba
Águas Belas
Iati
Cachoeirinha
Lajedo
A conclusão da primeira etapa está prevista para 2026. A segunda etapa ainda está em fase de contratação. Quando for concluída, o sistema adutor pernambucano vai beneficiar um total de 2 milhões de habitantes em 68 municípios.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias