Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/04/2024 às 17h41m - Atualizado em 09/04/2024 às 20h19m

Recorde histórico: Pernambuco soma 4.869 queixas de violência doméstica em março

Polícia Civil diz que aumento dos registros é resultado de operação nacional, que contou com ações preventivas e capacitação de policiais para atendimento mais humanizado

agressao-violencia

O reforço nas campanhas de prevenção e incentivo às denúncias tem contribuído para encorajar mais mulheres a procurarem a polícia. Em março deste ano, Pernambuco registrou recorde histórico de queixas de violência doméstica/familiar. 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 4.869 boletins de ocorrência foram somados pela polícia. Houve aumento de 10,13% em relação ao mesmo período de 2023, quando 4.421 mulheres procuraram as delegacias para o registro das queixas. 

A média de 157 ocorrências por dia chama a atenção. É a maior desde 2015, quando a SDS começou a registrar e divulgar as estatísticas mensalmente. Mas a polícia avalia o resultado como positivo.

"Nossa leitura é de que o aumento dos registros não significa que a violência contra a mulher cresceu. Mostra, na verdade, uma diminuição na subnotificação dos casos. As mulheres se sentem mais seguras para procurarem a polícia, o que é muito importante para a quebra do ciclo da violência e da prevenção ao feminicídio", afirmou a delegada Fabiana Leandro, gestora do Departamento de Polícia da Mulher, em entrevista.

No acumulado do ano, entre janeiro e março, 13.717 queixas de violência doméstica foram somadas. O crescimento foi de 9,04% em relação ao mesmo período de 2023, quando 12.579 ocorrências foram contabilizadas. 

Do total de queixas no primeiro trimestre deste ano, 59,8% das vítimas têm entre 30 e 65 anos. Além disso, os quatro municípios com mais registros estão na Região Metropolitana: Recife (2.658), Jaboatão dos Guararapes (1.080), Paulista (919) e Olinda (836). Em 5º lugar está Petrolina, no Sertão, com 679 boletins de ocorrência. 

CAMPANHA NACIONAL INCENTIVOU QUEIXAS

De acordo com a delegada Fabiana Leandro, a Operação Átria, realizada anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no mês de março, teve relação com o aumento das queixas em Pernambuco. 

Durante esse período, o governo federal apoia os Estados com repasse de verbas em dinheiro para pagamentos de diárias aos policiais escalados para a operação, além de capacitação e de troca de informações com o serviço de inteligência federal.

"O Estado fez mobilizações na capital, região metropolitana e interior, com incremento de ações preventivas, palestras nas comunidades e escolas, capacitação de policiais para atendimento às vítimas de violência doméstica. Também fez mutirão para conclusão de inquéritos e prisão de acusados", disse Fabiana Leandro.

Ao todo, segundo ela, 198 adultos acusados de violência contra a mulher foram presos durante a operação em Pernambuco. Desse total, 143 foram em flagrante. 

"A gente sempre reforça a importância da denúncia, porque isso ajuda a evitar os feminicídios", reforçou a delegada.

No primeiro trimestre deste ano, 17 casos de feminicídio foram registrados pela polícia em Pernambuco. No mesmo período de 2023, foram 20. 

SERVIÇOS ÚTEIS

Vítimas de violência podem acionar a Polícia Militar pelo número 190. As mulheres também podem entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Mulher: 0800.281.8187.

Fonte: JC Online

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias