Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

12/04/2026 às 17h25m - Atualizado em 14/04/2026 às 05h38m

Segunda maior refinaria de petróleo do Brasil pode voltar a ser estatal após ser vendida para fundo árabe

A Petrobras está em conversações com o fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, para a recompra da refinaria de Mataripe, localizada na Bahia.

refinaria_de_mataripe 

Petrobras está em conversações com o fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, para a recompra da refinaria de Mataripe, localizada na Bahia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que as negociações estão em andamento há cerca de dois anos e meio e que o processo não é de caráter político, mas comercial, respeitando os critérios de governança da empresa.

Silveira destacou que a aquisição da refinaria ainda não avançou devido ao preço que o fundo Mubadala deseja. O ministro afirmou que muitas vezes as pessoas acreditam que a decisão será do governo, mas ressaltou que a Petrobras é uma empresa listada na Bolsa de Nova York e que os acionistas devem ser respeitados.

“A negociação é comercial. A Petrobras só fará a recompra se o preço for vantajoso para os acionistas”, explicou o ministro.

A refinaria de Mataripe, anteriormente conhecida como RLAM (Refinaria Landulpho Alves), foi privatizada em 2021 para o fundo Mubadala, que adquiriu o controle da unidade. Desde então, a Petrobras tem discutido a possibilidade de recomprá-la, porém as negociações ainda não chegaram a um acordo devido à diferença entre as expectativas de preço.

Silveira reiterou que a governança da Petrobras é o ponto central da negociação e que qualquer movimentação precisa estar alinhada com os interesses dos acionistas e dentro das normas estabelecidas pela companhia.

Outras notícias