Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

20/04/2021 às 08h05m - Atualizado em 20/04/2021 às 11h11m

Fernando de Noronha confirma 1ª morte por Covid-19 em seu território

Segundo a Administração da ilha, óbito foi de um morador de 50 anos

fernando_de_noronha-stefano-santana-

O condutor de visitantes Sinval Luiz da Silva, de 50 anos, morador de Fernando de Noronha, em Pernambuco, morreu vítima da Covid-19 segundo divulgado pela Administração da ilha nessa segunda-feira (19). 

Esse foi o primeiro registro de morte pelo coronavírus no território da ilha desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Noronha notificou outras duas mortes de moradores por causa da doença, mas os óbitos aconteceram no Recife após as vítimas serem transferidas da ilha para o continente.

A Administração lamentou a morte em uma nota de pesar e informou que Sinval deu entrada no Hospital São Lucas em 11 de abril, com sintomas moderados de Covid-19.

“De imediato, foi disponibilizada a transferência para uma unidade hospitalar no Recife, possibilidade recusada pelo morador. Na noite do domingo (18), o quadro do paciente se agravou e o homem veio a óbito por parada cardiorrespiratória”, disse a nota.

O boletim dessa segunda-feira ainda confirmou mais cinco casos de coronavírus na ilha e a cura clínica de 11 pacientes que estavam em recuperação.

Com os novos casos, Noronha tem, ao todo, 642 registros da doença, sendo 560 no arquipélago e 82 casos importados.

Desse total, 618 pessoas estão recuperadas e três óbitos foram confirmados. 

Há ainda 21 pacientes em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena na ilha.

Medidas restritivas em Fernando de Noronha
Até 30 de abril, vale a restrição de atividades não essenciais na ilha das 22h às 5h, inclusive aos finais de semana.

Permanece vedada a realização de festas, shows, eventos sociais, corporativos ou instituicionais de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos. 

A utilização de som na faixa de areia das praias e em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares não está permitida.

Protocolo para o turismo em Fernando de Noronha
O atual protocolo para o turismo em Fernando de Noronha, em vigor desde 21 de dezembro de 2020, prevê a entrada na ilha apenas com resultado negativo para Covid-19 apresentado em exame feito com 48 horas de antecedência da viagem.

O teste deve ser mostrado no balcão da companhia aérea, no momento de embarque para a ilha, no aeroporto de origem. Além disso, é necessário deixar uma cópia do laudo no desembarque, no Aeroporto de Noronha.

Quem já teve Covid-19 deve apresentar o exame com RT-PCR positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes.

O exame reagente do anticorpo IgG por sorologia (de sangue) também é válido desde que feito, no máximo, 90 dias antes da viagem.

Os exames de saída da ilha são feitos por amostragem através de um sorteio automático feito no sistema do Controle Migratório.

No protocolo, 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação que chega à Noronha que são sorteados precisam fazer um novo teste RT-PCR no arquipélago, cuja data é anunciada com antecedência ao visitante. 

O mesmo protocolo é válido para moradores e trabalhadores. Os testes feitos na ilha são custeados pela Administração.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias