Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/04/2021 às 02h10m - Atualizado em 22/04/2021 às 09h55m

22 de abril, Dia Internacional do Planeta Terra

O Dia da Terra foi criado com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

xixa

O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data. 

A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental. 

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.

mata-floresta_atlantica

De acordo com o site Aqui tem Mata, o município de Timbaúba tem o segundo maior bloco de floresta atlântica ao norte do Rio São Francisco com cerca 3.796 hectares de Mata Atlântica, isso representa 11,98 % da área total do município.

Confira um pedacinho da Unidade de Conservação em Timbaúba - PE

Saiba mais informações sobre a reserva de Mata Atlântica em Timbaúba clicando AQUI

Os vegetais regulam o nível de fluxo que se encontram nos mananciais. As nascentes existentes naquela área são muito importantes como forma de garantir a quantidade e qualidade dos mananciais hídricos da bacia do Rio Goiana, a qual o Rio Capibaribe Mirim faz parte e servem para abastecer não apenas a população local, mas centros urbanos que se encontram ao redor.

desmatamento-xixa

O desmatamento naquele Refúgio de Vidas Silvestre é vergonhoso, todo dia a paisagem muda e as bananeiras avançam de maneira feroz. São inúmeras as denúncias feitas por Organizações Não Governamentais (ONGs). Ambientalistas preocupados com o descaso, já relataram a diversos veículos de comunicação a prática cotidiana de crimes ambientais através de queimadas com o intuído de abrir clareiras para a plantação agrícola, comercio de animais silvestre e à exploração ilegal de madeira.

incendio-mata_atlantica

É hora da sociedade se unir cobrar dos gestores ações preventivas e efetivas sobre as questões ambientais, bem como econômicas e sociais para os moradores daquela região. É possível conviver pacificamente com a natureza e dela tirar seu sustento sem agredi-la. A área de Mata Atlântica é de extrema importância, pois abriga várias espécies da fauna e da flora, muitas nascentes de rios, e uma rica e importante diversidade biológica. Esta área apresenta também atributos paisagísticos que merecem ser protegidos pela sociedade e pelo Estado.

incendio_mata_atlantica

 

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias