Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/04/2020 às 13h05m - Atualizado em 23/04/2020 às 13h16m

Alunos de medicina da UPE têm formatura antecipada para ajudar no combate ao novo coronavírus

Setenta e cinco alunos da instituição foram incluídos na portaria do Ministério da Educação, que simplifica processo de formatura antecipada de cursos de saúde por causa da pandemia.

medicos_formatura_upe

Setenta e cinco alunos da instituição foram incluídos na portaria do Ministério da Educação, que simplifica processo de formatura antecipada de cursos de saúde por causa da pandemia.

Na sede da reitoria da Universidade de Pernambuco estavam duas professores do curso, o reitor da universidade, Pedro Falcão, e uma representante da turma, a oradora Rayane Matos - que resumiu o sentimento dos formandos.

"Neste momento a palavra que mais se repete para a gente é coragem. Coragem e confiança. De a gente ter coragem de enfrentar essa situação e confiança no que construímos ao longo desses últimos seis anos", afirmou.

O governador enviou uma mensagem à turma e lembrou da responsabilidade de aderir à linha de frente da batalha contra a pandemia.

"Quero rapidamente externar aos novos médicos e médicas nossa responsabilidade com o momento atual. Estamos vivendo o maior desafio de saúde pública de nossa geração. Desafio que está apenas no começo, que vai exigir de cada um nós um esforço redobrado, um esforço muito grande para salvar vidas", declarou.

A antecipação da graduação foi possível por conta de uma portaria do Ministério da Educação, publicada no dia 3 de abril - que também permite, durante o período da pandemia, que outros profissionais da saúde entrem mais cedo no mercado de trabalho: enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, além dos médicos.

No caso do curso de medicina, é exigida a conclusão de 75% do estágio curricular obrigatório de dois anos. Todos os que se formaram nesta quarta-feira atendem a essa exigência e estão, sob esse critério, prontos para o mercado de trabalho.

Do G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias