Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/04/2017 às 18h58m - Atualizado em 25/04/2017 às 20h22m

Ministro da Defesa homenageia os brasileiros que combateram na Itália

Raul Jungmann participou nesta terça-feira (25), das comemorações pela independência da Itália, em Montese, região onde os soldados brasileiros ajudaram a derrotar o Exército alemão.

raul_jungmann"Aquele momento em que os brasileiros combateram aqui na Itália fez com que nascesse entre brasileiros e italianos a solidariedade, o carinho , o afeto, o respeito, a admiração e um sonho de futuro. Graças aqueles pracinhas brasileiros, hoje podemos estar celebrando a vida. Por isso não podemos esquecer deles jamais. Esquecer deles é esquecer do exemplo de luta pela democracia e pela liberdade. Devemos sempre nos lembrar deles para que possamos dar as crianças do Brasil e da Itália um futuro de paz, de democracia e de solidariedade entre os povos. Vamos estar juntos por um mundo de paz, de harmonia e de felicidade para todos nós".

Foram com estas palavras, em seu discurso, que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, emocionou italianos e brasileiros na cerimônia que marcou, na manhã desta terça-feira (25), na cidade de Montese, as comemorações pela independência da Itália do julgo nazista. Foi justamente nesta região onde os soldados brasileiros combateram e ajudaram a derrotar o Exército alemão. O dia 25 de abril marca a independência da Itália e é feriado nacional no País.

Comemoração

Logo pela manhã, as autoridades visitaram os monumentos em homenagem ao sargento Max Wolf Filho e ao aspirante Francisco Mega, combatentes brasileiros que tombaram durante as batalhas na Itália. Nessas visitas foram realizadas homenagens aos combatentes.


Em seguida, a comitiva brasileira participou de um desfile pelas ruas de Montese, acompanhados por banda de música, de estudantes das escolas da região, portando bandeirolas da Itália e do Brasil, e de militares brasileiros e italianos.

Ao final do desfile, ocorreu um ato público num largo, que reuniu as autoridades brasileiras e italianas, os participantes do desfile e moradores da região. Durante o ato, foram proferidos discursos em homenagem ao dia 25 de abril, com destaque à importância da presença das tropas brasileiras na região para lutar em defesa do povo italiano.

Último a discursar, o ministro Jungmann deixou todos emocionados, ao se reportar às crianças e lembrar que elas estão ali por causa da doação de brasileiros e italianos de forma conjunta para combater as tropas alemãs e lutar pela liberdade e pela democracia.

"Graças à solidariedade de brasileiros, que deixaram suas famílias, suas cidades e suas casas para irem a um local estrangeiro lutar pela paz e pela liberdade que essas lindas crianças que aqui estão podem cantar, brincar e ser felizes. Mas além da luta pela liberdade e pela democracia, brasileiros e italianos deixaram aqui uma lição de solidariedade, de fraternidade e amor à paz, um legado para a nossa e para as próximas gerações", concluiu Jungmann.

O ato em homenagem à luta vitoriosa na região terminou com o canto das crianças e com uma oração e uma benção do pároco da cidade.

Além do ministro Raul Jungmann, as comemorações na Itália contaram com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Etchegoyen; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho; o embaixador do Brasil na Itália, Antonio Patriota; o assessor militar do Ministério da Defesa, brigadeiro João Tadeu Fiorentini; e autoridades italianas, entre outros representantes militares e civis dos governos do Brasil e da Itália.

Por Rossini Barreira

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias