Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/05/2020 às 05h24m - Atualizado em 13/05/2020 às 07h48m

Tribunal de Contas do Estado cobra mais transparência da Prefeitura do Recife nos gastos emergenciais com a Covid-19

O prefeito Geraldo Júlio e a Controladoria Geral do Município receberam o 'alerta de responsabilização', nesta terça-feira (12)

prefeito_geraldo_julio

O relator das contas da Prefeitura do Recife, conselheiro Carlos Porto, enviou um "alerta de responsabilização" ao prefeito Geraldo Júlio (PSB), sobre a necessidade de maior transparência nos gastos do Recife e nos repasses às organizações sociais da saúde, no enfrentamento da covid-19.

Carlos Porto foi informado da expedição de recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Contas (MPCO), dirigida na semana passada ao prefeito do Recife, cobrando transparência dos gastos da covid-19 que, segundo análise do Ministério Público, estaria "deficiente e incompleta".

Após análise do procurador Cristiano Pimentel, do MPCO, o relator Carlos Porto considerou que o TCE também deveria acompanhar o integral cumprimento das recomendações pela Prefeitura do Recife e determinou a notificação, em "alerta de responsabilização", do gestor do Recife. 

Carlos Porto informou ao prefeito que o eventual descumprimento das recomendações do MPF e MPCO será item no processo de prestação de contas do gestor, em 2020, sob sua relatoria.

"O eventual descumprimento das recomendações pode levar a parecer pela rejeição de contas e nota de improbidade no TCE", disse o procurador Cristiano Pimentel, do MPCO.

O prefeito Geraldo Júlio e a Controladoria Geral do Município foram informados por ofício, nesta terça-feira (12). 

Recomendações

Na recomendação, expedida na semana passada, MPF e MPCO cobraram da Prefeitura do Recife e da Secretaria Municipal de Saúde que "seja dada transparência às contratações e aquisições realizadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, além de transparência na aplicação dos recursos repassados às organizações sociais da saúde (OSS), que estão responsáveis, por exemplo, por hospitais de campanha".

A recomendação foi assinada pelos procuradores do MPF João Paulo Holanda Albuquerque, Rodrigo Tenório e Silvia Regina Pontes Lopes, pela procuradora geral do MPCO, Germana Laureano, e pelo procurador Cristiano Pimentel. 

MPF e MPCO destacaram que recente lei municipal, sobre gastos com a covid-19, violam  publicidade e transparência.

Segundo o MPF e MPCO, quando expediram as recomendações,  a página do Portal da Transparência da covid-19 do Recife "não estava sendo alimentada satisfatoriamente nem apresenta transparência útil".

A recomendação do MPF e MPCO para a Prefeitura fixou prazo de dez dias úteis para que MPF e MPCO sejam informados sobre o acatamento. Em caso de descumprimento, segundo o MPF, poderão ser adotadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis contra o Governo do Estado.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias