Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

01/06/2020 às 21h25m - Atualizado em 02/06/2020 às 08h23m

Festa junina em Campina Grande este ano, só virtual

Campina Grande adiou para outubro, mas a maior parte das cidades cancelou os festejos. No entanto, as lives juninas começam já esta semana; veja a programação

sao_joao-festas_juninas_parque-do-povo

“No mês de junho tenho Deus por testemunho, com meu violão em punho, vou fazer meu São João.” Gravados por Elba Ramalho, os versos de Moraes Moreira na canção São João na Estrada ganham outra dimensão em 2020. A cantora, cuja imagem praticamente se mistura à das festas populares do meio do ano, vive um junho diferente. “Estarei num outro tipo de estrada e, quem sabe, atingindo mais gente ainda”, declarou Elba ao Estadão. Ela participa no dia 23 de uma live promovida por Campina Grande, para comemorar o São João virtual.

A cidade paraibana, dona de uma das principais festas juninas do País, adiou o evento para outubro, em vez de cancelar, como ocorreu em outros municípios que tradicionalmente realizam festejos em junho. Eles foram suspensos para impedir aglomerações e conter o avanço do coronavírus no País. “É muito difícil sob todos os aspectos. O Nordeste vive e respira São João, mas a pandemia é maior que tudo no momento”, afirmou Elba. “Vou fazer o meu São João do jeito que for possível e vou tentar compartilhar ao máximo. As nossas vidas mudaram, o mundo está mudando e a festa vai ter de mudar.”

Celebrações de São João não estão previstas neste mês de junho, mas pode preparar o bolo de milho e o quentão que a animação está garantida na quarentena. Não apenas quem faz os eventos todo ano tem de se adaptar à realidade atual. O público também vai aprender a dançar em um novo arraial: o virtual.

Festa junina em casa

A festa virtual de Campina Grande – assim como a promovida por Mossoró (RN) – tem a intenção de arrecadar doações para as famílias afetadas pelo cancelamento dos eventos, fundamentais para a economia dos dois municípios. “O nordestino passou por muitas dificuldades, mas é alegre. Sempre faz acontecer, mesmo nas dificuldades. Teremos um mês atípico, mas com muita esperança, em que as famílias irão se reunir, com culinária à base de milho, em volta da mesa para ver as lives dos artistas”, diz Rosália Lucas, secretária de Turismo de Campina Grande. No Parque do Povo, espaço que concentra as atrações, foi registrada a entrada de 1,8 milhão de visitantes em 2019; na cidade, circularam em torno de 2,5 milhões de pessoas.

ESTADÃO

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias