Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/06/2016 às 10h42m

Centro de Convenções passa a consumir 100% de energia solar

O processo faz parte da política de racionalização dos custos de energia do Governo do Estado e do incentivo às matrizes renováveis.

Desde o início do mês, o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) passou a consumir 100% de energia de fontes sustentáveis. Com a migração do espaço de eventos ao mercado livre, aprovada pelo Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os parques Fontes Solar I e II, da Enel Green Power, em Tacaratu, se tornaram fornecedores de toda a energia utilizada no Cecon, comercializada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). O processo faz parte da política de racionalização dos custos de energia do Governo do Estado e do incentivo às matrizes renováveis.

“Trata-se da primeira unidade do Governo de Pernambuco a migrar para o mercado livre, o que dá consistência ao nosso Leilão de Energia e mostra a preocupação do Estado em consolidar a geração de energia limpa. A comercialização é resultado de todo um esforço que passa pela instalação de um polo produtivo de equipamentos, tecnologia e conhecimento no setor”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

“Muito mais do que o desconto na conta de energia, que é importante, estamos pensando na sustentabilidade do Cecon. Hoje temos um equipamento que utiliza energia limpa, sem perder a qualidade. È o nosso esforço e trabalho diário para tornar o Centro um local cada vez mais sustentável e mais atrativo para os empresários. Nas próximas semanas, esperamos divulgar a substituição do piso dos pavilhões com uma verba que foi solicitada ao Ministério do Turismo. O ministro deve responder até o mês de julho”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

Para participar do mercado livre de energia, o Cecon, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), passou por uma série de processos envolvendo a SDEC, a CCCE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para se transformar em “consumidor especial”. A definição pelo Cecon se deu após uma análise de viabilidade para priorizar as unidades do Estado que se enquadrariam nos requisitos para a migração, dentro da disponibilidade de energia solar gerada.

Parques de Tacaratu - A Enel Green Power foi uma das vencedoras do primeiro Leilão de Energia Solar do país, promovido pelo Governo de Pernambuco, em 2013, e que resultou na criação do programa PE Sustentável. São duas plantas solares fotovoltaicas de 5,5 MW cada, em Tacaratu, Sertão de Itaparica. A geração destes parques solares evita a emissão de mais de cinco mil toneladas de CO² na atmosfera a cada ano. O empreendimento também é o primeiro parque híbrido do Brasil, pois está interligado a uma planta eólica na mesma área física de instalação.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias