Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/06/2023 às 03h01m - Atualizado em 08/06/2023 às 03h13m

Coração é transportado de helicóptero de Caruaru ao Recife para transplante em paciente no Imip

O transporte foi realizado de helicóptero em cerca de 35 minutos em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU, para um adolescente de 16 anos, internado no IMIP, em Recife.

transplante_de_coracao

Um coração destinado a um adolescente de 16 anos, que estava na fila de espera do transplante, foi transportado de Caruaru, no Agreste, até o Recife na manhã desta quarta-feira (7). O transporte foi realizado de helicóptero em cerca de 35 minutos em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU.

O órgão foi captado no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, para o paciente que está internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no bairro dos Coelhos, na região central do Recife. O jovem é da Bahia tem insuficiência cardíaca.

Existia urgência para realizar o transporte do órgão porque, após ser retirado do corpo do doador, o coração pode ficar preservado por cerca de quatro horas até ser transplantado. Por volta das 10h35, o helicóptero saiu da unidade de saúde acompanhado por uma equipe médica e chegou às 11h10 no Campo do Derby.

Depois de chegar ao Recife, o coração foi transportado de ambulância até o IMIP, para dar vida nova ao adolescente que estava na fila de espera pelo órgão.

“Precisamos destacar a sensibilidade da família da doadora, que autorizou a doação. Em meio ao luto, a família não hesitou em dizer sim e, com isso, vai salvar outras vidas”, destaca Raianne Monteiro, coordenadora da Central de Transplantes em Caruaru.

Além do coração, foram transportados também um fígado, que foi destinado para um idoso de 62 anos, rins e córneas do mesmo doador, que vão para receptores ainda não definidos.

 
 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias