Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

02/07/2020 às 21h52m - Atualizado em 03/07/2020 às 07h27m

Governo de Pernambuco cancela Fenearte em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus

Feira estava prevista para ocorrer entre esta quarta-feira (1º) e o dia 12 de julho. Iniciativas foram anunciadas para ajudar artesãos prejudicados financeiramente.

fenearte-corredores

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) informou que não vai ser possível realizar a 21ª edição da Fenearte, feira que reúne artesãos do Brasil e de diversos países no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento estava previsto para acontecer entre os dias 1º e 12 de julho.

Em 2019, a Fenearte recebeu 5 mil expositores que ocuparam 800 espaços numa área de 30 mil metros quadrados. A feira teve investimento de R$5,5 milhões e geração de cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários. Segundo a AD Diper, o evento movimentou cerca de R$ 45 milhões ao longo de 12 dias e recebeu um público estimado em 300 mil pessoas.

De acordo com a AD Diper, não há previsão de novas datas para a realização da feira. Há, no entanto, ações de incentivo para apoiar os artesãos prejudicados, como as campanhas Abrace o Artesão Pernambucano, Artesanato Solidário e Vale Artesanato PE.

“A Fenearte é um evento muito querido do povo pernambucano. Nós precisamos fazer a Fenearte boa para todo mundo. A decisão do momento é de preservar principalmente as vidas”, disse a coordenadora da feira, Márcia Souto.

Ajuda para artesãos

Com o objetivo de minimizar o prejuízo causado aos artesãos que produzem peças ao longo do ano especialmente para a feira, o governo anunciou campanhas como a Abrace o Artesão de Pernambuco, que possibilita divulgação de peças pela internet.

“O artesão se cadastra e, a partir daí, nossa equipe começa a fazer o trabalho de divulgação nas redes sociais”, disse Márcia. O cadastro de artesãos pode ser feito a partir da internet.

Outra campanha é o Artesanato Solidário, uma ação de compra do governo estadual do estoque de artesãos que têm produtos disponíveis nas lojas físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco e dependem financeiramente dessa comercialização de produtos. Ao todo, 1 mil artesãos são contemplados.

Os produtos comprados pelo governo devem ser doados posteriormente, por meio de chamamento público, para instituições filantrópicas sem fins lucrativos.

O Vale Artesanato PE, por sua vez é um voucher de presente digital, que tem diferentes valores e pode ser adquirido no site do Centro de Artesanato de Pernambuco. Depois, o vale pode ser trocado em uma das unidades físicas, seja no Recife, em Olinda ou em Bezerros.

No Recife, o Centro de Artesanato reabre as portas nesta quarta-feira (1º), das 10h às 16h, com um novo protocolo para atendimento de clientes. “É obrigatório o uso de máscaras e também vai ser disponibilizado álcool em gel. Os colaboradores estão orientados sobre como vai ser o atendimento”, disse Márcia Souto.

G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias