Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/07/2016 às 00h22m - Atualizado em 05/07/2016 às 09h48m

Júnior Rodrigues e Rafaela Marinho participam de encontro com secretário estadual e ministro da Saúde

Na ocasião, o prefeito de Timbaúba e a gestora da saúde no município fizeram algumas reivindicações ao ministro Ricardo Barros e ao secretário Iran Costa.

Em visita a Recife na tarde desta terça-feira (4), o ministro da saúde Ricardo Barros se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde Iran Costa, com vários prefeitos e gestores de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

Prefeitos e secretários da Mata Norte também foram convidados, porém o prefeito de Timbaúba João Rodrigues foi o único a comparecer juntamente com a secretária de saúde Rafaela Marinho. O ministro escutou reivindicações de prefeitos e secretários presentes.

O chefe do executivo timbaubense Junior Rodrigues e Rafaela Marinho conversaram sobre os problemas de saúde da cidade com Ricardo Barros e os assuntos abordados foram:

  • O custeio e qualificação da Unidade de Pronto Atendimento de Timbaúba, haja vista que a prefeitura banca 75% dos gastos da UPA com recursos próprios, ou seja, com impostos dos contribuintes timbaubenses, os outros 25% vem (com atrasos) do Governo Federal.
  • Renovação de frota de ambulâncias do município
  • Novas viaturas para o Serviço Médico de Urgência (SAMU)
  • Verbas para o custeio e manutenção da maternidade do município

A secretária municipal de saúde Rafaela Marinho, informou com exclusividade ao site Timbaúba Agora que encaminhou ao ministro um pedido para que o Ministério da Saúde faça a atualização dos pagamentos de programas importantes a exemplo de Saúde Bucal, NASF, SAMU, PSF, ACS, entre outros que estão em atraso por parte do Governo Federal. Os gestores do executivo e da saúde de Timbaúba solicitaram também ao ministro Ricardo Barros ajuda financeira para o custeio da UPA que atende a várias cidades na região, pois apesar de ser mantida praticamente com recursos do município também presta atendimentos emergenciais as pessoas de outros municípios.

"No momento econômico que o Brasil vive, não podemos garantir liberação de recursos. O que propomos é usar melhor os que o sistema já dispõe", afirmou o ministro ao final do encontro.
Ricardo Barros garantiu que recursos já prometidos vão ser repassados.

LEIA TAMBÉM: Prefeito Junior Rodrigues justifica início de manifestação de funcionários da UPA de Timbaúba

O gestor do município relatou ao Timbaúba Agora que “a desorganização" fiscal do Governo Federal está deixando os municípios sem dinheiro para honrar compromissos.


Por: Reginaldo A. Silva, da equipe do Timbaúba Agora
Fotos: WhatsApp (81) 9 9445-1863

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias