Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

19/07/2019 às 07h51m - Atualizado em 19/07/2019 às 09h08m

Academia Brasileira de Letras comemora 122 anos com sessão especial e lançamento de selo

Selo comemorativo homenageia Machado de Assis e Joaquim Nabuco, integrantes do quadro de fundadores da entidade

academia_brasileira_de_letras

A Academia Brasileira de Letras (ABL) comemorou nesta quinta-feira (18), seus 122 anos, com uma sessão especial e o lançamento, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do selo comemorativo que homenageia Machado de Assis e Joaquim Nabuco, integrantes do quadro de fundadores da entidade.

A “obliteração”, como diz o presidente da ABL, Marco Lucchesi, foi realizada na mesa que pertenceu ao poeta e acadêmico Manuel Bandeira. “É um conjunto de símbolos que a gente está articulando. É uma grande alegria”. Participaram do lançamento dos selos, além do presidente da ABL, os acadêmicos Merval Pereira, José Murilo de Carvalho e Edmar Bacha.

Durante a celebração, no Salão Nobre do Petit Trianon, Lucchesi leu o discurso do escritor Machado de Assis. “É breve, intenso. É de praxe haver na academia a leitura de Machado”, disse. Para ele, os 122 anos de existência da academia “são uma prova de fôlego, de resistência, da permanência sempre renovada da ABL. É um momento de congraçamento”. O discurso de Machado é lido em todas as datas comemorativas do aniversário.

O orador oficial do evento foi o historiador e acadêmico Arno Wehling.

Medalha

A Fundação Calouste Gulbenkian, sediada em Portugal e criada por testamento do filantropo armênio Calouste Sarkis Gulbenkian, em 1956, receberá a Medalha Machado de Assis de 2019. A medalha foi entregue pelo acadêmico Zuenir Ventura ao cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, embaixador Jaime Leitão, representando a fundação. A escolha do ganhador da medalha este ano foi uma decisão unânime dos acadêmicos.

No final da cerimônia, aconteceu apresentação do Quarteto de Clarinetes da Banda Sinfônica Brasileira.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias