Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

03/08/2014 às 10h23m

Aniversário de 25 anos de morte de Luiz Gonzaga é lembrado com vigília, missa e festas

A saudade dos acordes da sanfona do mestre Lua, falecido em 1989, impulsionou várias homenagens em Pernambuco

Já se passaram 25 anos desde que Luiz Gonzaga morreu. O Rei do Baião continua presente no cancioneiro brasileiro e as composições dele ainda são as mais executadas no período junino, entre maio e agosto, no país inteiro, de acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

No aniversário de morte, as comemorações são menos intensas do que a celebração de nascimento (em 13 de dezembro de 1912), mas o sanfoneiro é lembrado pelas músicas que o imortalizaram. Fãs reverenciam o legado deixado pelo Rei do Baião com festas, vigílias e missas em Gravatá, no Rio de Janeiro, em Campina Grande (PB).

A saudade dos acordes da sanfona do mestre Lua, falecido em 1989, impulsionou várias homenagens em Pernambuco, com programação na terra natal, Exu, no Sertão pernambucano, no Cais do Sertão (Bairro do Recife) e no Memorial Luiz Gonzaga (Pátio de São Pedro).

Sanfona, zabumba e triângulo entram em cena na 10ª edição da Vigília Gonzagueana, promovida pelo Nosso Quintal, que neste ano será no Cais do Sertão. Além do autêntico forró pé de serra, do baião, xote e xaxado, palestras, shows e um encontro de sanfoneiros durante o mês de agosto, a partir de hoje, às 5h. Serão mais de 100 sanfoneiros.

Mais pedidas

Asa Branca
O xote das meninas
Numa sala de reboco
Sabiá
Qui nem jiló
Pagode russo
Riacho do navio
Olha pro céu
A vida do viajante
Forró no escuro

Fonte: Ecad

Celebração

Memorial Luiz Gonzaga - Festa na área externa do Mercado da Madalena. A programação aberta ao público teve início às 10h e incluiu apresentações musicais, exposição e recital poético. No espaço (Pátio de São Pedro, Casa 35, São José) mostra permanente aborda vida e obra dele. Acesso gratuito. Informações: 3355-3154.

Cais do Sertão - Tributo começou às 5h, com a Vigília Gonzagueana, que seguiu até 19h. Na agenda, ato religioso (7h), café da manhã e apresentações. As comemorações seguem até o fim de agosto. Endereço: (Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife). Ingresso: R$ 8 e R$ 4 (meia). Informações: 3089-2974/4062-9594.

Exu - Na cidade natal do sanfoneiro ocorre a 25ª edição da Festa da Saudade do Gonzagão, amanhã, a partir das 11h, no Parque Aza Branca. Entre as atrações, o sanfoneiro Targino Gondim, Forrozeiros do Gonzagão, Os Cabras de Gonzaga, Zezinho do Exu e Joaquinha Gonzaga. Gratuito.


Do Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias