Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/08/2021 às 23h55m - Atualizado em 12/08/2021 às 01h04m

Grávida de 38 semanas perde bebê e morre no Recife após passar por três hospitais; familiares denunciam negligência médica

Após passar mal, a jovem de 24 anos, foi socorrida para o Hospital em Machados, onde mora. Encaminhada para o Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, onde a criança foi retirada, e faleceu no IMIP.

gravida-morre

Uma jovem grávida de 38 semanas, moradora de Machados, no Agreste do Estado, morreu após precisar passar por atendimento em três hospitais. A família da vendedora Vanessa Karine de Araújo, de 24 anos, cobra uma investigação para apurar se houve negligência médica ou algum erro de procedimento durante as transferências.

Após sentir fortes dores no último domingo (8), a jovem foi levada para o Hospital Municipal Edison Álvares, na cidade onde mora. Já na manhã dessa segunda-feira (9), Vanessa foi transferida para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata do Estado.

A Secretaria de Saúde de Machados diz que não foi realizada a cesariana de urgência no município, visto que o Hospital Municipal não realiza esse tipo procedimento, e como o quadro de Vanessa não evoluiu, ela foi transferida para Nazaré da Mata. "A equipe de Saúde lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família, se colocando à disposição para qualquer tipo de assistência que se faça necessário e quaisquer esclarecimentos", diz trecho da nota.

A Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) informou que a jovem deu entrada no Hospital Ermírio Coutinho em estado gravíssimo e passou por cesárea de emergência que constatou o óbito fetal. "A gestante recebeu toda a assistência necessária da equipe multiprofissional do Hospital Ermírio Coutinho, passando por todos os procedimentos necessários diante do seu quadro clínico", diz a pasta.

Segundo a SES, no Ermírio Coutinho, a paciente foi submetida a histerectomia subtotal, recebeu transfusão de sangue e, após estabilização, foi transferida, no mesmo dia, ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. Apesar dos cuidados médicos, ela teve uma parada cardíaca e morreu por volta das 10h30 dessa terça-feira (10).

A sogra de Vanessa, Edileuza Mendes disse à TV Jornal que a nora fez o pré-natal corretamente e estava tudo certo. "Ela se preparou para ter o filho por cesárea porque tinha medo do parto normal. No pré-natal, estava tudo certo. No último domingo, ela sentiu a boca dormente, dor de estômago, dor de barriga. No primeiro hospital, tudo indica que o que deram nela foi injeção. Não examinaram. Foi quando transferiram ela para Nazaré", afirmou.

"Na segunda-feira de manhã, ela foi transferida para o segundo hospital. Aí foi quando o meu filho ligou para mim. Eu fui correndo para Machados, quando cheguei lá e vi a situação que ela estava. Sem um pingo de sangue, sem reação nenhuma. Totalmente morta", acrescentou.

A bebê que Vanessa esperava seria a primeira neta de Edileuza. "Em Nazaré, quando escutaram o coração da criança, já estava morta. Fizeram de tudo para salvar a mãe, mas não conseguiram", lamentou.

Enterro

O velório foi realizado na casa da vítima, na tarde desta quarta-feira (11). O cortejo seguiu até o cemitério municipal, onde o corpo de Vanessa de Araújo foi sepultado. Antônia de Albuquerque, comerciante e dona da loja onde a jovem trabalhava, relatou o momento de dor vivenciado por todos. 

"Ela era uma menina cheia de planos. Fez todo o pré-natal 'direitinho' e já tinha marcado a cirurgia para ter a bebê na próxima semana. Ela foi para o hospital, foi atendida e mandaram de volta para casa. Em casa ela passou mal novamente e voltou para o hospital", relatou Antônia. 

Respostas

Conselho Regional de Medicina

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que notícias de fato que envolvam possível infração ao Código de Ética Médica, são encaminhadas para a corregedoria desse Conselho para avaliar abertura de sindicância “ex-offício” para apuração dos fatos. A partir de então, o expediente corre em sigilo processual, para não comprometer a investigação, e segue o que estabelece o Código de Processo Ético Profissional (CPEP) – Resolução CFM Nº 2.145/2016.

Secretaria Estadual de Saúde

A direção do Hospital Ermírio Coutinho informa que, às 8h da última segunda-feira (9/8), a paciente citada pela reportagem deu entrada na unidade em estado gravíssimo, encaminhada de serviço municipal. A mulher, que estava com idade gestacional de 38 semanas, passou por cesárea de emergência que constatou o óbito fetal, intra-uterino. A paciente foi submetida a histerectomia subtotal, recebeu transfusão de sangue e, após estabilização, foi transferida, no mesmo dia, ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). É importante destacar que a gestante recebeu toda a assistência necessária da equipe multiprofissional do Hospital Ermírio Coutinho, passando por todos os procedimentos necessários diante do seu quadro clínico.

Por fim, a direção da unidade, referência em obstetrícia para a região, reforça o compromisso e o empenho na assistência materno-infantil e solidariza-se com os familiares da paciente neste momento de dor.

Secretaria Municipal de Saúde de Machados

A Secretaria Municipal de Saúde de Machados informa que a gestante V. A. de 24 anos, foi atendida no Hospital Municipal Edison Álvares, porém a mesma não apresentou melhora na evolução do quadro clinico, e foi referenciada ao Hospital Ermírio Coutinho em Nazaré.

Informamos também, que não foi realizada a cesariana de urgência no município, visto que o Hospital Municipal não realiza esse procedimento.

A equipe de Saúde lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família, se colocando à disposição para qualquer tipo de assistência que se faça necessário e quaisquer esclarecimentos.

Fonte: JC Online

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias