Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/08/2017 às 12h40m - Atualizado em 22/08/2017 às 12h53m

Agenda do governador Paulo Câmara adia início da moagem da usina Cruangi/Coaf para a próxima sexta

Início da moagem com a presença do chefe do Executivo pernambucano será na próxima sexta-feira às 9h. Programação inicial era de começar a produção de açúcar e etanol nesta quarta.

dscf0470_1

Os agricultores cooperados e trabalhadores da usina Coaf/Cruangi, em Timbaúba, terão de aguardar até sexta-feira (25) para iniciar a moagem  da unidade. A cana começaria a ser esmagada amanhã (23) depois de uma missa campal programada para ser realizada no pátio da usina com a presença do governador Paulo Câmara, mas o gestor precisou alterar a agenda para ir a Brasília. A celebração foi remarcada para esta sexta, às 9h. Na sequência, o governador e o presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima, acionam as moendas do parque fabril, dando início oficial à produção. A previsão é de que haja o incremento de 45% em relação a safra anterior. Espera-se moer 500 mil toneladas até janeiro de 2018.

“Com a regularidade da chuva nos últimos meses, depois de cinco anos seguidas de seca, apesar de ter comprometido o início da atual safra, a Coaf deve superar a produção da safra passada (345 mil toneladas.)”, diz Andrade Lima. Além da melhora pluviométrica, a boa previsão está relacionada a ampliação do mix produtivo na usina. Esta safra também será fabricado açúcar. Estima-se a  produção de 600 mil sacos de 50Kg, o que corresponderá a 300 mil toneladas de cana esmagadas. E ainda 20 milhões de litros de etanol, moendo mais 200 mil toneladas de cana.  A cooperativa vai lançar no mercado o açúcar com a marca Aguazul.

Emprego

Com a produção conjunta de açúcar e etanol, a moagem diária terá uma  elevação de quatro mil toneladas de cana por dia para até seis mil, uma previsão de incremento produtivo diário de 50%. Em função da arrojada estratégia, foi preciso contratar mais funcionários para o parque fabril. Lima conta que já ampliou 16% dos postos de trabalho na usina. Houve 50 contratações extras em comparação a safra passada, elevando para 350 funcionários, além de manter 3,2 mil funcionários nos canaviais dos cooperativas da Coaf nos municípios da Zona da Mata Norte do Estado.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias