Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/08/2023 às 08h29m - Atualizado em 29/08/2023 às 19h14m

Timbaúba tem situação grave em relação à execução do Plano Nacional de Vacinação, diz TCE; órgão avaliou Unidades Básicas de Saúde, gestão do programa de vacinação e cobertura vacinal

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), levou em consideração 21 unidades de saúde das Zonas Urbana e Rural do município.

saude_secretaria

A saúde do município de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, teve mais um serviço prestado a população avaliado negativamente pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Alvo de muitas críticas da população e de vereadores de oposição durante Sessões Ordinárias na Casa Doutor Manoel Borba, a saúde, gerida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, anda precária e necessitando urgentemente de melhorias.

Uma fiscalização do TCE-PE avaliou à execução do Plano Nacional de Vacinação (PNI) e mostrou que a situação é grave em relação à execução do plano, que garante acesso gratuito do cidadão às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

saude-estudo_tce

Por meio do Índice de Fiscalização do Programa Nacional de Imunizações (IFPNI), Timbaúba foi atribuída com a nota 64,50 (pontuação de zero a 100), de acordo com a situação encontrada nas salas de vacinação. Ficando atrás de municípios da Mata Norte como Carpina, Vicência, Paudalho, Lagoa do Carro, Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Condado, Camutanga, Ferreiros, Goiana, Itambé, Tracunhaém e Itaquitinga. Sendo assim, um dos piores da região nesse quesito.

O levantamento levou em consideração 21 unidades de saúde das Zonas Urbana e Rural, e avaliou questões como infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gestão do programa de vacinação e cobertura vacinal, entre outras questões.

As visitas as unidades de saúde foram realizadas pelas equipes de auditoria do Departamento de Economia e Saúde e de Controle Externo Regional do TCE. Eles observaram itens como equipamentos, estrutura física, armazenamento de vacinas Pneumocócica, Tríplice Viral, Pentavalente e Poliomielite, e profissionais envolvidos.

A partir desse resultado negativo e mediante as irregularidades encontradas, o gestor municipal responsável Marinaldo Rosendo será notificado pelo TCE, por meio de Ofícios de Ciência de Falhas ou de Alertas de Responsabilização, sobre as correções que precisam ser feitas nas unidades de saúde. Dependendo do caso, poderão ser instauradas auditorias especiais para melhor avaliar a situação, bem como sugeridos Termos de Ajuste de Gestão (TAGs), com prazos e ações para melhorar o serviço.

A equipe de reportagem do Agora Nordeste entrou em contato com a Prefeitura de Timbaúba.

Em resposta a uma solicitação do Agora Nordeste por um pronunciamento sobre o resultado e um posicionamento sobre as ações que possam melhorar o serviço, o Governo Municipal relatou o seguinte:

“O município de Timbaúba está trabalhando para melhorar as nossas Unidades de Saúde.

Em relação às salas de vacina, informamos que, tivemos problemas devido às chuvas em algumas das nossas unidades, pela falta de manutenção oferecida na gestão anterior e do colapso que se encontrava a saúde em janeiro de 2021.

A prefeitura tem em processo de planejamento, a aquisição de 19 unidades de câmaras frias. Sendo uma para cada sala de vacinação. Iremos nos adequar para melhor atender a nossa população”.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias