Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/09/2014 às 16h38m - Atualizado em 07/09/2014 às 15h52m

Timbaúba é contemplada com unidade móvel do PE Conduz

Já estão cadastrados 36 pessoas com deficiência

A população do município de Timbaúba, Zona da Mata pernambucana, recebeu na sexta-feira (05), uma unidade móvel adaptada para transporte de cadeirantes com comprometimento severo da mobilidade, nos serviços de habilitação, reabilitação, tratamento de saúde e sem condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transportes coletivos.

Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, foi quem entregou a unidade do PE Conduz ao prefeito Júnior Rodrigues. Ele destacou que essa ação é fruto do pleito feito pelo moradores no início do ano. “Determinei que a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos elaborasse um plano de trabalho para atender a solicitação, a qual se concretiza hoje, já com 36 pessoas cadastradas por meio da parceria, Prefeitura, ADAT e SEDSDH, já chegamos ao 6º polo de atendimento no Estado, além dos outros localizado em Petrolina, Caruaru, Recife, Garanhuns e Arcoverde”.

O gestor ressaltou ainda que, a ampliação do programa vem sendo coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, desde o início do ano, com a realização de visitas técnicas e levantamento de dados. Além de Timbaúba, outros dois polos municiais foram entregues esse ano, Garanhuns e Arcoverde, e mais três regiões estão em funcionamento: Recife com 14 cidades da Região Metropolitana, Caruaru abrangendo 9 municípios adjacentes e Petrolina.

Maria de Fátima da Silva, 51, avó do cadeirante Eliedson José da Silva, 12, disse que vem tento muito aperreio. “Saio de cada 2h da madrugada para levar meu neto à fisioterapia e só retorno as 20h. Agora sei que vai facilitar minha vida, pois o PE Conduz vai levar e trazer, obedecendo os horários de tratamento”, concluiu.

Estavam presentes no evento a secretária de Assistência Social de Timbaúba, Vânia Lúcia Barreto; a superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência, Rose Maria Santos; secretários municipais; e representantes da sociedade civil.

PROGRAMA PE CONDUZ - é um programa desenvolvido para garantir o acesso das pessoas com deficiência física, com comprometimento da mobilidade e de baixa renda, a fim de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos. Cada unidade móvel adaptada conta com plataforma elevatória, salão livre, com vagas para três cadeiras de rodas, fixadas com trava e cinto de segurança, além de assentos para 03 acompanhantes, motorista e apoio-socorrista, que foram treinados e selecionados pela equipe da SEAD, órgão ligado a SEDSDH.


Informações Jô Lima - Assessora de Imprensa da SEDSDH
Foto: Paulo Maciel

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias